Após 1h30 do início, campanha é encerrada, mas ainda tem fila para vacinação

O plantão de vacinação, que começou às 9h na Igreja Universal do Reino de Deus, na Avenida Mato Grosso, 921, foi encerrado oficialmente uma hora e meia após a abertura dos portões. De acordo com Alessandra Coelho, coordenadora de doações da Cruz Vermelha, a expectativa era atender cerca de 800 pessoas, mas a procura superou as estimativas a organização vai vacinar 2 mil pessoas. Segundo Alessandra, foi preciso solicitar mais doses do imunizante contra a Influenza para a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), que enviou cerca de 1.200 doses, totalizando o atendimento a 2 mil pessoas.
No momento, ainda há procura por vacina no local, mas a organização informa que o plantão foi encerrado. Apenas quem já estava na fila será imunizado. A secretária municipal de Saúde, Rosana Leite, esteve no local e comentou sobre a situação de emergência decretada neste sábado (26), devido ao aumento de casos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave).
“Não foi só declarada emergência porque nossos hospitais estão superlotados, as nossas UPAs também estão superlotadas. Estamos com crianças muito graves, tivemos óbitos de crianças abaixo de quatro anos, inclusive três crianças com menos de um mês de vida. É uma situação preocupante, e é importante que a população nos ajude na prevenção, seja pela vacinação principalmente, pelo uso de máscaras ao apresentar sintomas, e não esquecendo de lavar as mãos”, afirma.
Rosana destaca que as mudanças climáticas alteraram a sazonalidade da gripe, antes mais frequente no inverno e agora antecipada. “Tanto é que o Ministério da Saúde antecipou a campanha. Teremos agora, em maio, o Dia D, porque toda vez que a gente vacina, são necessários no mínimo 15 dias para o organismo construir anticorpos”, explica.
Com o decreto, a vacinação foi aberta para toda a população. A programação de imunização será mantida, com intensificação das ações voltadas para o público que concentra mais óbitos e casos graves: o grupo prioritário. A secretária informou ainda que estão sendo feitas tratativas com o governo do Estado para campanhas conjuntas e que mais de 300 escolas da REME (Rede Municipal de Ensino) estão sendo utilizadas como pontos de imunização.
“Minha expectativa é que não ocorra o que aconteceu no ano passado. Embora a vacina tenha sido liberada para todo o público, infelizmente tivemos que descartar mais de 70 mil doses”, finaliza. Receba as principais notícias do Estado pelo Whats.
🔔 Clique no link, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Guia Lacerda e receba notícias em tempo real!