Parque receberá mudas de ipês em homenagem às vítimas de feminicídio após árvores serem arrancadas de área em Cuiabá

Parque receberá mudas de ipês em homenagem às vítimas de feminicídio após árvores serem arrancadas de área em Cuiabá

Inicialmente, as mudas haviam sido plantadas em um terreno ao lado do Parque Tia Nair, após um desencontro de informações. Parque da Família receberá o plantio das mudas de IpêReprodução – MPMTO Parque da Família em Cuiabá será o novo lar de 64 mudas de ipês, que simbolizam a memória das mulheres vítimas de feminicídio em Mato Grosso entre 2024 e 2025. O plantio está previsto para o dia 6 de junho e transforma o espaço em um memorial vivo, dedicado à visibilidade e dignidade das histórias interrompidas pela violência.Inicialmente, as mudas foram plantadas em um terreno ao lado do Parque Tia Nair, após um desencontro de informações.

Dentre elas, 54 estavam na segunda etapa do parque, mas precisaram ser removidas por invadirem cerca de 70 centímetros de uma propriedade particular. Desde então, estão sob cuidados no Horto Florestal Tote Garcia, aguardando o replantio definitivo.Com a definição do novo espaço, as árvores agora florescerão no Parque da Família. Das 64 mudas, 47 representam mulheres assassinadas em 2024 e 17 correspondem às vítimas registradas em 2025, de acordo com a atualização mais recente dos dados.Cada ipê receberá o nome de uma das mulheres homenageadas, reforçando o caráter simbólico da ação.

Uma estrutura permanente será instalada no local para identificar o memorial e perpetuar essa lembrança coletiva.Confusão no plantioInicialmente, segundo o MP, a prefeitura afirmou que o terreno em questão pertencia ao município e que havia planos de incorporá-lo ao parque. Por isso, à época, pediu que as mudas fossem plantadas naquela área.Em nota, a Prefeitura de Cuiabá informou que as mudas foram retiradas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, porque teriam avançado 70 centímetros de uma propriedade particular e que as mudas foram levadas ao Horto Florestal Tote Garcia onde estão aguardando o novo plantio.

Leia mais na fonte original

🔔 Clique no link, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Guia Lacerda e receba notícias em tempo real!

Adriano Monezi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *