Anistia: relator segue articulação com esquerda e centrão para fechar texto

O deputado federal Paulinho da Força (Solidariedade-SP), relator do projeto de lei da anistia para condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023, se reúne nesta quarta-feira (24) com as bancadas do PT, PP e União Brasil em busca de consenso.
Na terça-feira (23), Paulinho se encontrou com parlamentares do PL, Republicanos e MDB. Após a reunião com o PL, o deputado afirmou que sua relatoria deve caminhar para a redução de penas dos condenados, e não para uma anistia ampla.
Segundo apuração da CNN, parte da bancada do PL criticou o deputado por ter discutido a proposta de dosimetria em encontro reservado, na última quinta-feira (18), em São Paulo, ao lado do ex-presidente Michel Temer e do deputado Aécio Neves (PSDB-MG).
Durante a reunião, integrantes do PL também disseram que o relator já tem uma posição definida, o que, na avaliação deles, limita o espaço para negociações.
O parlamentar tem tentado rebatizar o “PL da Anistia” como “PL da Dosimetria”, defendendo um texto que trate apenas da redução de penas, sem perdão judicial.
A mudança na dosimetria, porém, é rejeitada pela oposição, especialmente pelo PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro.
O líder da bancada na Câmara, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), afirmou que descarta apoiar uma proposta que apenas reduza penas, sem conceder anistia.
Paulinho pretende apresentar o texto final até sexta-feira (26), para tentar colocar em votação na próxima semana.
“A nossa previsão era votar amanhã [quarta], mas a pauta ficou trancada. Conversamos hoje com o Hugo [Motta] e devemos trabalhar até amanhã para tentar colocar em votação na semana que vem. Depende dele para definir o dia”, disse o relator.
Conteúdo importado automaticamente pelo HOST Portal News
🔔 Clique no link, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Guia Lacerda e receba notícias em tempo real!