Imigrantes partem da França para o Reino Unido sob novo acordo de troca

Dezenas de imigrantes partiram de uma praia em Gravelines, no norte da França, na manhã deste sábado (27), para cruzar o Canal da Mancha. Outros, por outro lado, incluindo crianças, não conseguiram embarcar nos botes e voltaram a pé para seus acampamentos improvisados.
A mídia local também informou que duas migrantes morreram em uma tentativa de travessia na costa de Neufchatel-Hardelot, durante a madrugada.
Em meados de setembro, o Reino Unido devolveu o primeiro imigrante à França sob o acordo “one in, one out” (“um entra, um sai”, na tradução em inglês) para evitar a entrada de pessoas no país que chegam em pequenas embarcações, informou o Ministério do Interior na quinta-feira (25).
O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, e o presidente francês, Emmanuel Macron, concordaram com um projeto que prevê a deportação para a França de pessoas sem documentos que cheguem em botes até o Reino Unido, em troca da aceitação de um número igual de requerentes de asilo legítimos com conexões familiares britânicas.
O governo de Starmer enfrenta uma crescente pressão para impedir que pequenas embarcações levem imigrantes da Europa através do Canal da Mancha, uma rota pela qual mais de 30 mil pessoas já passaram em 2025.
Conteúdo importado automaticamente pelo HOST Portal News
🔔 Clique no link, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Guia Lacerda e receba notícias em tempo real!