Pedidos de recuperação judicial no agro disparam 32% no segundo trimestre


Os pedidos de recuperação judicial (RJ) no agronegócio tiveram um salto de 31,7% no segundo trimestre deste ano em comparação a igual período do ano passado, somando 565 solicitações, conforme dados divulgados nesta segunda-feira (29) pela Serasa Experian.
De acordo com o levantamento, a taxa de aumento é recorde e foi impulsionada por pleitos de produtores rurais que atuam como PJ (pessoa jurídica), com 243 pedidos, o dobro do requisitado entre abril, maio e junho do ano passado.
Também foi observado aumento dos pedidos entre as empresas da cadeia de fornecimento, como revendedores de insumos. Neste rol, foram 102 solicitações, 8,5% mais do que em igual período de 2024.
No relatório, a Serasa não especifica os motivos do aumento dos pedidos de recuperação judicial. Contudo, para o advogado especializado no tema, Euclides Ribeiro Silva, a alta se deve à atual taxa Selic em 15% ao ano.
“O que nós temos hoje é uma inviabilidade da produção no campo, pagando juros de 15% ao ano, não há agronegócio que funcione no Brasil, na Europa, nos Estados Unidos ou na China”, considera.
- Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!
De acordo com ele, em sua experiência, existem no mercado atualmente RJs que variam entre R$ 5 bilhões e R$ 2 milhões, ou seja, englobam do grande ao pequeno produtor.
Em entrevista no último sábado (27), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que a pasta acredita que pode estar havendo “abuso” do mecanismo de proteção contra credores por parte de alguns setores, como o agro.
“O abuso é encarar uma taxa de juros alta dessas de juros [da taxa Selic] quando não temos uma produção que gere esse tipo de riqueza. Então, não há, na minha visão, um dado que seja confiável [a respeito] do que essas pessoas estão dizendo que as empresas que entram em recuperação judicial vão quebrar porque elas [as pessoas] estão envieszados para dizer que não se faça recuperação judicial porque, para eles, talvez não seja interessante ter que encarar a realidade de que o problema não é o produtor rural ou o advogado ou a recuperação, mas sim os juros que essas pessoas estão praticando”, diz Silva.
O post Pedidos de recuperação judicial no agro disparam 32% no segundo trimestre apareceu primeiro em Canal Rural.
Conteúdo importado automaticamente pelo HOST Portal News
🔔 Clique no link, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Guia Lacerda e receba notícias em tempo real!