USP perde topo para universidade chilena na América Latina; veja ranking

A USP (Universidade de São Paulo) perdeu a liderança entre as melhores instituições de ensino superior da América Latina e do Caribe no ranking da consultoria britânica QS (Quacquarelli Symonds) 2026, divulgado nesta quarta-feira (1º). Após anos no topo, a brasileira foi ultrapassada pela Pontifícia Universidade Católica do Chile (UC), que agora ocupa o primeiro lugar.
Apesar da queda, a USP segue como a melhor universidade brasileira na lista, que avalia instituições da América Latina e do Caribe com base em critérios como reputação acadêmica, empregabilidade, impacto da pesquisa, citações por docente e nível de internacionalização.
Essa é a 15ª edição do ranking que avaliou e classificou 492 instituições de 26 países da América Latina e Caribe. A mudança do primeiro lugar reflete tanto a evolução de concorrentes regionais quanto a oscilação nos indicadores que compõem a metodologia do levantamento.
Em nota, a USP ressaltou que permanece como referência nacional e destacou sua liderança entre as instituições brasileiras avaliadas. A universidade também frisou avanços em áreas como pesquisa e produção científica, ainda que reconheça os desafios impostos por comparações internacionais cada vez mais competitivas.
“A USP continua líder na maioria dos indicadores. É importante lembrar que os dados fornecidos se referem a 2023, ou seja, ainda não refletem o desempenho real da universidade em alguns indicadores. Destaca-se o indicador que mede a proporção de alunos por professor, que ainda não contabiliza as contratações recentes realizadas pela Universidade. Mesmo assim, a USP mais uma vez é a instituição brasileira com a melhor colocação, o que reafirma a liderança nos quesitos avaliados”, explica a coordenadora do Escritório de Gestão de Indicadores de Desempenho Acadêmico (Egida), Fátima Nunes.
A disputa pela liderança entre USP e PUC-Chile é antiga e vinha se acirrando nos últimos anos. A ultrapassagem é simbólica porque quebra a hegemonia brasileira no ranking e indica um cenário mais equilibrado na região. Ao todo, o Brasil emplacou 96 universidades na lista, mas apenas a USP aparece entre as três primeiras colocadas.
No levantamento, a USP obteve a média de 99 pontos, de um total de 100 pontos, e ficou na liderança em quatro dos oito indicadores avaliados: reputação acadêmica, rede internacional de pesquisa, publicações por docente e impacto na internet.
Além da USP, o Top 10 ainda concentra mais três instituições brasileiras. São elas: a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), que ficou na 3ª colocação; a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), na 5ª; e a Unesp (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho), na 6ª.
Do total de 130 universidades brasileiras classificadas, 26 estão entre as 100 melhores da região. Para o vice-presidente sênior da QS, Ben Sowter, “as universidades brasileiras dominam o QS World University Rankings 2026: América Latina e Caribe, com várias instituições consistentemente classificadas entre as melhores. Seu desempenho excepcional em impacto e produtividade em pesquisa destaca a força acadêmica do Brasil e reforça seu papel como força motriz na definição do futuro do ensino superior em toda a região”.
O ranking QS Latin America é um dos mais consultados por estudantes e pesquisadores de todo o mundo e se tornou parâmetro para governos e instituições planejarem políticas de educação superior.
Confira a relação das 10 melhores universidades da América Latina e Caribe
- UC (Pontifícia Universidade Católica do Chile) – Chile
- USP (Universidade de São Paulo) – Brasil
- Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) – Brasil
- Tecnológico de Monterrey – México
- UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) – Brasil
- Unesp (Universidade Estadual Paulista) – Brasil (empatada com Universidade do Chile)
- Universidade do Chile – Chile (empatada com Unesp)
- Universidade dos Andes – Colômbia
- UNAM (Universidade Nacional Autônoma do México) – México
- UBA (Universidade de Buenos Aires) – Argentina
RANKING MUNDIAL
No ranking mundial da QS World (Quacquarelli Symonds) University Rankings 2026, divulgado em junho deste ano, a USP (Universidade de São Paulo) foi a melhor instituição brasileira, classificada na 108ª posição. A USP, principal instituição de ensino superior do país, já apresentava uma tendência de queda na lista, passando de 85ª em 2023 para 92ª em 2024.
Segundo o QS World, Universidade de Buenos (UBA) é a única latino-americana entre as cem melhores, ocupando a 84ª colocação. Em terceiro lugar está a Pontifícia Universidade Católica do Chile, em 116º.
No entanto, conforme a análise do QS World, o Brasil continua sendo o sistema de ensino superior mais forte da América Latina, com mais universidades básicas do que qualquer outro país da região e mais universidades entre as 500 melhores do mundo.
O ranking deste ano da QS analisou mais de 1.500 universidades de 106 países e territórios. Pelo 14º ano consecutivo, o Massachusetts Institute of Technology (MIT), dos Estados Unidos, ocupa o 1º lugar, seguido pelo Imperial College, de Londres, e a Universidade Stanford, também nos EUA.
Conteúdo importado automaticamente pelo HOST Portal News
🔔 Clique no link, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Guia Lacerda e receba notícias em tempo real!