São Paulo Fashion Week destaca trajetória do algodão sustentável brasileiro em desfile


No último fim de semana, a capital paulista recebeu o São Paulo Fashion Week, evento que, além de apresentar tendências da moda, evidenciou o algodão brasileiro como referência em sustentabilidade.
Um dos destaques foi o movimento “Sou de Algodão”, que promoveu um desfile com o objetivo de conectar quem planta, quem cria e quem veste o algodão nacional.
- Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!
A coleção “Trajetórias: O Futuro da Moda” envolveu mais de 80 fazendas, seis estilistas, seis indústrias têxteis e 844 metros de tecido. A iniciativa tem como proposta rastrear a origem do algodão e criar uma cadeia de custódia transparente para o mercado.
Segundo a diretora de relações institucionais da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), Silmara Ferraresi, o projeto vem sendo desenvolvido desde 2019 e já alcançou resultados expressivos.
“A primeira coleção ficou pronta em 2021, com camisetas rastreadas. Desde então, testamos os processos com varejistas e já produzimos mais de 500 mil peças. Encerramos o processo piloto em 31 de dezembro e, a partir de 1º de janeiro de 2026, lançaremos o SOAB para todo o mercado brasileiro. Toda empresa têxtil que quiser participar da nossa cadeia de custódia será muito bem-vinda”, explica.
Dessa forma, o projeto reforça o compromisso do setor têxtil com sustentabilidade, transparência e valorização do algodão brasileiro, aproximando produtores, indústria e consumidores.
O post São Paulo Fashion Week destaca trajetória do algodão sustentável brasileiro em desfile apareceu primeiro em Canal Rural.
Conteúdo importado automaticamente pelo HOST Portal News
🔔 Clique no link, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Guia Lacerda e receba notícias em tempo real!