Homem é condenado por roubar pintura “Menina com Balão”, de Banksy

Homem é condenado por roubar pintura “Menina com Balão”, de Banksy

Um homem foi condenado a 13 meses de prisão por roubar uma gravura assinada da obra “Menina com Balão”, de Banksy, em um furto relâmpago em uma galeria de Londres em 2024.

Larry Fraser, de 49 anos, foi condenado a 13 meses de prisão nesta sexta-feira (14) por roubar a gravura de 2004 – avaliada em £270.000 (cerca de R$ 1,9 mi) – da Grove Gallery, no sofisticado bairro de Fitzrovia, na capital britânica, em setembro do ano passado, segundo a Polícia Metropolitana de Londres.

A polícia informou que Fraser se declarou culpado de uma acusação de arrombamento em propriedade não residencial.

“Os agentes da Flying Squad da Met trabalharam incansavelmente para identificar o suspeito e conseguiram rastreá-lo até um local a algumas ruas dali, onde ele foi identificado como Fraser”, disse a polícia em um comunicado na sexta-feira (14).

“Eles até o pegaram em imagens de CCTV carregando a obra em uma van antes de fugir do local.”

A Flying Squad, uma unidade especializada da Polícia Metropolitana encarregada de investigar crimes organizados graves, recuperou a obra em quatro dias, após a prisão de Fraser e “investigações sigilosas”, segundo a polícia.

 

O especialista em recuperação de arte Arthur Brand disse à CNN que era notável o fato de a obra roubada ser uma gravura, porque estas costumam ser mais fáceis de vender do que trabalhos originais.

“É mais fácil vender uma gravura porque existem várias. Se você rouba uma pintura, que é única, é muito difícil vendê-la”, disse Brand.

Em um vídeo compartilhado online pela polícia, é possível ver um homem encapuzado quebrando a porta de vidro da galeria antes de entrar no prédio e tirar a gravura da parede.

O gerente da galeria, Lindor Mehmetaj, de 29 anos, disse estar “completamente chocado” com o roubo, ao agradecer à polícia por sua resposta “notável”, em um comunicado divulgado pela corporação.

O detetive chefe Scott Mather, que liderou a investigação, afirmou que a peça “Girl with Balloon”, de Banksy, é conhecida “no mundo inteiro”.

“Reagimos imediatamente não só para levar Fraser à justiça, mas também para devolver a obra à galeria”, disse Mather em comunicado.

A imagem icônica criada pelo anônimo artista britânico ganhou manchetes em 2018, quando a pintura se autodestruiu momentos após ser vendida por US$ 1,4 milhão


Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/homem-e-condenado-por-roubar-pintura-menina-com-balao-de-banksy/

Conteúdo importado automaticamente pelo HOST Portal News

🔔 Clique no link, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Guia Lacerda e receba notícias em tempo real!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *