Benedict Cumberbatch critica o impacto da IA na criatividade humana

Benedict Cumberbatch critica o impacto da IA na criatividade humana

Benedict Cumberbatch expressou críticas contundentes sobre o impacto da inteligência artificial na indústria do entretenimento. Durante uma recente sessão de perguntas e respostas no Reddit, o astro de Doutor Estranho revelou sentir-se “bastante deprimido” com a crescente utilização desta tecnologia no meio artístico, alertando para os riscos de homogeneização da criatividade humana.

“Sinto que estamos correndo o perigo de baunilhizar e asfaltar aquilo que nos torna humanos, que são nossas falibilidades, nossa bagunça e nossas imprecisões”, declarou Cumberbatch durante o AMA (Ask Me Anything) no Reddit. O ator britânico argumentou que essas imperfeições são justamente o que cria a tensão necessária para o pensamento criativo original.

Apesar das críticas, Benedict Cumberbatch reconheceu que existe espaço para a IA, desde que utilizada como ferramenta complementar e não como substituta do processo criativo humano. “Compreendo que essas ferramentas podem ser usadas mantendo a bagunça analógica da bioquímica que as maneja e ainda ter um grande impacto que não seja em detrimento da autenticidade”, ponderou o ator.

review-doutor-estranho-no-multiverso-da-loucura-evil-dead-071799-1 Benedict Cumberbatch critica o impacto da IA na criatividade humana

Em sua reflexão, Cumberbatch também mencionou o músico Nick Cave, que escreveu uma carta eloquente sobre o tema. “Nossas limitações são o que nos tornam humanos e as histórias são como entendemos nossa humanidade. A página em branco, o desafio do pensamento lento, falhar e pensar melhor, e as dificuldades do processo criativo são o que o tornam tão recompensador”, complementou.

Benedict Cumberbatch não é a única voz de Hollywood a se manifestar contra o uso indiscriminado da IA na indústria criativa. O cineasta Guillermo del Toro, conhecido por obras como A Forma da Água e O Labirinto do Fauno, afirmou recentemente que “preferiria morrer” a utilizar inteligência artificial generativa em seus trabalhos.

O posicionamento de Cumberbatch ganha relevância especial considerando seu papel como Alan Turing no filme O Jogo da Imitação (2014), onde interpretou justamente um dos pioneiros da computação e da inteligência artificial. Atualmente, o ator pode ser visto em seu novo filme, The Thing with Feathers, já em exibição nos cinemas do Reino Unido e Irlanda.

Fonte: GamesRadar

 


Console retrô: 5 modelos em oferta na Amazon e 5 volantes com pedais para aproveitar jogos de corrida ao máximo


Fonte: https://www.gamevicio.com/noticias/2025/11/benedict-cumberbatch-critica-ia-na-criatividade-humana/

Conteúdo importado automaticamente pelo HOST Portal News

🔔 Clique no link, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Guia Lacerda e receba notícias em tempo real!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *