Estação das chuvas: controle de ectoparasitas é essencial para o rebanho; saiba por quê

A chegada da estação das chuvas é sinônimo de rebrote do capim, mas também de alta proliferação de ectoparasitas. A combinação de umidade e calor favorece o ciclo de vida do carrapato e das moscas, como a mosca-dos-chifres e a mosca de estábulo, aumentando o risco de infestação nas fazendas.
O médico veterinário Fernando Dambrós, da Ourofino Saúde Animal, informa que a pecuária brasileira perde cerca de R$ 40 bilhões por ano devido a essas infestações, resultando na perda de aproximadamente uma arroba (30 kg) de peso por animal. Segundo Dambrós, os produtores erram ao esperar que o rebanho inteiro esteja infestado para iniciar o tratamento.
Confira:
- Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!
Importância do controle estratégico
O controle estratégico da estação das chuvas começa com o entendimento do ciclo dos parasitas. O momento atual, com o início do calor e umidade, é ideal para a implementação de medidas preventivas e corretivas. A Ourofino oferece soluções específicas para cada ectoparasita, recomendando que o controle deve ser feito em todo o rebanho para quebrar o ciclo e maximizar a produtividade.
O produtor deve agir imediatamente, pois a demora em tomar medidas se torna mais cara e ineficaz. O controle preventivo é fundamental para garantir a saúde do rebanho e a rentabilidade da produção.
Com informações de: girodoboi.canalrural.com.br.
Publicado com auxílio de inteligência artificial e revisão da Redação Canal Rural.
O post Estação das chuvas: controle de ectoparasitas é essencial para o rebanho; saiba por quê apareceu primeiro em Canal Rural.
Conteúdo importado automaticamente pelo HOST Portal News
🔔 Clique no link, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Guia Lacerda e receba notícias em tempo real!

