Embrapa lança nova variedade de mandioca resistente às principais doenças da cultura

A produção de mandioca no Amazonas ganha um novo reforço tecnológico. A Embrapa Amazônia Ocidental lançou oficialmente a BRS Jacundá, uma variedade desenvolvida especialmente para as condições do estado, com produtividade superior, resistência a doenças e polpa amarela, ideal para farinha, tucupi e outros produtos tradicionais da região.
- Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!
Presente há milhares de anos no cotidiano dos povos da Amazônia, a mandioca sustenta a alimentação, a renda e a cultura de inúmeras famílias. Mas apesar da relevância, a cadeia produtiva enfrenta desafios históricos, como baixa produtividade, pragas, doenças e dificuldade de acesso a manivas de qualidade.
A cultivar BRS Jacundá chega justamente para enfrentar esses gargalos e oferecer uma alternativa mais eficiente ao produtor rural.
A nova cultivar é resultado de duas décadas de estudos e melhoramento genético. De acordo com o pesquisador Ferdinando Barreto, a Jacundá passou por diversas etapas de avaliação até ser considerada apta para recomendação aos agricultores de terra firme do Amazonas.
“A variedade apresenta alta produtividade, tolerância às principais doenças da cultura e polpa amarela, uma fonte importante de carboidratos e muito valorizada aqui no estado”, explica.
“Além da alta produtividade, ela possui outras características que são de importância para o agricultor, por exemplo, ela é tolerante à principais doenças da cultura e possui a cor da polpa dessa raiz é amarela, então ela é uma fonte muito boa de carboidrato”, explica o pesquisador da Embrapa, Ferdinando Barreto.
Qualidade e rastreabilidade
Para que a nova cultivar chegue ao campo com segurança, é fundamental garantir a multiplicação correta das manivas-sementes. Por isso, a Embrapa trabalha em parceria com maniveiros licenciados, produtores autorizados e treinados para multiplicar o material original com rastreabilidade e controle sanitário.
O Amazonas ainda está no início desse processo e, hoje, o estado possui apenas dois maniveiros licenciados pelo Ministério da Agricultura. A expectativa é que mais produtores se habilitem para atender à demanda crescente por material de qualidade.
Futuro promissor para a mandioca
Com a nova cultivar, agricultores passam a ter acesso a um material mais adaptado às condições locais, mais rentável e mais seguro para enfrentar os desafios climáticos e fitossanitários da região. O próximo passo é ampliar o acesso às manivas e consolidar a BRS Jacundá como uma referência na produção regional.
A expectativa é que a variedade impulsione a mandioca não apenas como produto de subsistência, mas como oportunidade de renda e desenvolvimento para milhares de famílias no interior do Amazonas.
O post Embrapa lança nova variedade de mandioca resistente às principais doenças da cultura apareceu primeiro em Canal Rural.
Conteúdo importado automaticamente pelo HOST Portal News
🔔 Clique no link, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Guia Lacerda e receba notícias em tempo real!

