Ataques da Rússia deixam mais de um milhão de casas sem luz na Ucrânia
Ataques da Rússia com drones e mísseis atingiram a infraestrutura energética da Ucrânia e deixaram mais de um milhão de residências sem energia, segundo o Ministério do Interior.
As ofensivas também feriram vários civis e deixaram muitas áreas sem abastecimento de água, de acordo com autoridades regionais.
“O inimigo usou mais de 450 drones de ataque e 30 mísseis de vários tipos”, afirmou o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, neste sábado (13).
“É importante que todos vejam agora o que a Rússia está fazendo… pois isso claramente não tem a ver com o fim da guerra”, acrescentou.
O ministro do Interior, Ihor Klymenko, destacou que os ataques causaram “golpes dolorosos ao setor energético da Ucrânia”.
“A situação mais crítica em relação ao fornecimento de energia elétrica está nas regiões de Odessa e Mykolaiv”, comentou.
“Infelizmente, devido à ameaça de novos ataques em algumas regiões, as equipes de resgate foram obrigadas a interromper o combate aos incêndios”, acrescentou o ministro.
“Para a segurança dos bombeiros, estamos utilizando métodos remotos de combate a incêndios, como equipamentos robóticos e geradores de espuma”, finalizou.
Os ataques acontecem enquanto Steve Witkoff, o enviado especial do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se prepara para se encontrar com Zelensky e autoridades europeias em Berlim.
As autoridades realizarão negociações sobre o avanço do plano americano para um acordo de paz na guerra que já dura quase quatro anos.
Ataques à infraestrutura energética da Ucrânia
Com a chegada do inverno, a Rússia tem se concentrado em paralisar a infraestrutura energética da Ucrânia.
O país conseguiu atingir mais alvos nos últimos meses, disparando simultaneamente centenas de drones e mísseis.
O Ministério da Energia da Ucrânia informou que todas as regiões do país estão sofrendo cortes de energia a cada hora.
Em Odessa, “os alvos foram instalações portuárias e de energia. O inimigo atacou o porto, causando um incêndio nos armazéns de grãos”, afirmou Oleksiy Kuleba, ministro do Desenvolvimento Territorial.
A maior empresa de energia da Ucrânia, a DTEK, informou que 20 subestações elétricas foram danificadas nessa região.
Kuleba acrescentou que em Kherson, a capital regional, mais de 140 mil clientes estão sem energia elétrica.
O abastecimento de água foi reduzido para quatro horas por dia enquanto os trabalhos de reparo continuam, segundo autoridades locais.
Na vizinha Mykolaiv, o prefeito Oleksandr Senkevych afirmou que os ataques foram “um dos mais massivos contra Mykolaiv e a região nos últimos tempos” e que cinco pessoas ficaram feridas.
No norte, Chernihiv foi atingida mais de 30 vezes durante a noite, segundo Vyacheslav Chaus, chefe da administração militar regional.
O Ministério da Defesa russo informou que mais de 40 drones ucranianos foram interceptados durante a noite.
Vários apartamentos foram atingidos na cidade de Saratov, no sul do país, segundo o governador regional Roman Busargin, resultando em duas mortes.
Conteúdo importado automaticamente pelo HOST Portal News
🔔 Clique no link, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Guia Lacerda e receba notícias em tempo real!

