Maduro acusa EUA de buscarem mudança de regime e controle do petróleo

Maduro acusa EUA de buscarem mudança de regime e controle do petróleo

O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, disse nesta quarta-feira (17) que o presidente americano, Donald Trump, revelou suas verdadeiras intenções ao acusar o país sul-americano de roubar petróleo, terras e outros bens dos Estados Unidos.

Maduro afirmou que a declaração de Trump demonstrava que os EUA buscavam, na verdade, uma mudança de regime, além da apropriação do território e dos recursos da Venezuela.

“É simplesmente uma farsa belicista e colonialista, e já dissemos isso muitas vezes, e agora todos veem a verdade. A verdade foi revelada”, disse Maduro.

“O objetivo na Venezuela é uma mudança de regime para impor um governo fantoche que não duraria 47 horas, que entregaria a Constituição, a soberania e toda a riqueza, transformando a Venezuela em uma colônia. Isso simplesmente nunca acontecerá”, continuou.

Mais cedo, o presidente americano disse a repórteres que a Venezuela havia tomado ilegalmente os “direitos energéticos” dos EUA e que estes os queriam de volta.

“Estamos recuperando terras, direitos de petróleo, tudo o que tínhamos. Eles tomaram tudo porque tínhamos um presidente que talvez não estivesse atento. Mas eles não vão fazer isso. Queremos tudo de volta. Eles tomaram nossos direitos de petróleo. Tínhamos muito petróleo lá. Como vocês sabem, eles expulsaram nossas empresas e nós queremos tudo de volta.”

Anteriormente, os EUA haviam caracterizado o aumento de sua presença naval nas proximidades do país como uma medida para combater o narcotráfico

Na terça-feira (17), Trump escreveu no Truth Social que o reforço militar em torno da Venezuela aumentaria até que o país devolvesse aos EUA “o petróleo, as terras e outros bens que nos roubaram anteriormente”.

A Venezuela colocou seu setor petrolífero sob controle estatal na década de 1970. Anteriormente, empresas americanas tinham uma presença muito maior em seus campos de petróleo.

EUA aumentam pressão contra Venezuela

Os Estados Unidos enviaram aeronaves, veículos, milhares de soldados e um grupo de ataque de porta-aviões das Forças Armadas para o Caribe, sob a premissa de combate ao narcotráfico.

As operações incluem diversos ataques contra barcos tanto no Caribe quanto no Pacífico que supostamente estariam transportando drogas.

Porém, foram levantados questionamentos sobre a legalidade dessas ações.

Além dos ataques contra embarcações, os EUA também pressionam o regime de Nicolás Maduro, ditador da Venezuela, que é acusado pela Casa Branca de ter relação com o narcotráfico e o Cartel de Los Soles.

Segundo fontes consultadas pela CNN, o governo de Donald Trump está elaborando planos para “o dia seguinte” à deposição de Maduro, mas ainda não foi tomada uma decisão sobre um ataque direto ao país.

Trump conversou por telefone com Maduro no final de novembro, poucos dias antes de os EUA o classificarem como integrante de uma organização terrorista estrangeira. O venezuelano teria recebido um ultimato para deixar o poder e o país, mas o descumpriu.

Em outra ação que aumentou a tensão entre os dois países, os Estados Unidos apreenderam um petroleiro próximo à Venezuela, medida classificada de “roubo descarado” e “um ato de pirataria internacional” pelo regime de Maduro.

Posteriormente, Trump anunciou um “bloqueio total” contra os petroleiros sancionados da Venezuela e disse que não deixará “ninguém passar sem o devido direito”.

O que os Estados Unidos querem na Venezuela?

 


Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/maduro-acusa-eua-de-quererem-mudanca-de-regime-e-controle-do-petroleo/

Conteúdo importado automaticamente pelo HOST Portal News

🔔 Clique no link, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Guia Lacerda e receba notícias em tempo real!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *