Blue Prince responde às acusações de uso de IA generativa

Os desenvolvedores de Blue Prince vieram a público para rebater acusações de que o jogo teria sido criado com uso de inteligência artificial generativa. Em comunicado oficial publicado nas redes sociais, a editora Raw Fury foi categórica ao afirmar que o título foi desenvolvido inteiramente por mãos humanas.

As acusações surgiram de um artigo que, segundo a própria Raw Fury, não apresentou provas concretas de uso de IA no desenvolvimento. O caso ganhou notoriedade após outro título, Clair Obscur: Expedition 33, ter sido desclassificado de premiações por conta do uso não declarado de tecnologias de IA generativa.

“Para quem precisa de confirmação: em Blue Prince não foi utilizada nenhuma inteligência artificial. O jogo foi criado e produzido pelo puro instinto humano de Tonda Ros (também conhecido como dogubomb) e sua equipe”, afirmou a Raw Fury. A declaração destaca ainda que o game é resultado de oito anos de desenvolvimento, “alimentados por imaginação e criatividade”.

Apesar da polêmica, Blue Prince passou por verificações e conseguiu comprovar sua elegibilidade para participar do The Indie Game Awards, onde conquistou os prêmios de Melhor Indie e Melhor Indie de Estreia.

O jogo de puzzle se destacou por seu estilo artístico único e mecânicas inovadoras, características que os desenvolvedores fazem questão de ressaltar como fruto exclusivo de criatividade humana.

Fonte: Multiplayer.it

 


Console retrô: 5 modelos em oferta na Amazon e 5 volantes com pedais para aproveitar jogos de corrida ao máximo


Fonte: https://www.gamevicio.com/noticias/2025/12/blue-prince-responde-acusacoes-uso-ia/

Conteúdo importado automaticamente pelo HOST Portal News

🔔 Clique no link, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Guia Lacerda e receba notícias em tempo real!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *