Chegada de frente fria pode provocar chuva na virada do ano

A primeira semana do verão foi marcada por fortes contrastes no tempo em diferentes regiões do Brasil, especialmente durante o feriado de Natal. Enquanto o Sudeste enfrentou uma intensa onda de calor, com recordes de temperatura em capitais como São Paulo e Rio de Janeiro, o Sul do país registrou a passagem de frentes frias, responsáveis por pancadas de chuva intensas e altos acumulados.
- Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!
No Centro-Oeste e no Norte, o calor seguiu predominando, acompanhado de chuvas típicas da estação. Já no litoral do Nordeste, o tempo mais firme garantiu dias de sol e calor, favorecendo atividades ao ar livre.
Com a aproximação do Réveillon, cresce a expectativa de quem pretende viajar, aproveitar a praia ou acompanhar os fogos de Ano Novo. Confira a previsão do tempo para a semana da Virada do Ano em cada região do país.
Sul
A semana será marcada por calor e períodos de sol, com elevação gradual das temperaturas. No entanto, a atuação de uma nova frente fria mantém a expectativa de temporais de moderada a forte intensidade, principalmente durante as tardes, atingindo a faixa norte do Rio Grande do Sul, o interior de Santa Catarina e o sudoeste do Paraná.
Na noite da virada, há chance de chuva fraca a moderada no litoral da região. Capitais como Florianópolis, Porto Alegre e Curitiba podem registrar pancadas isoladas durante a celebração.
Sudeste
A previsão indica uma semana de sol entre nuvens e pancadas de chuva à tarde, que podem ocorrer na forma de temporais localmente fortes, especialmente no interior de São Paulo, no sul de Minas Gerais e Triângulo Mineiro, além do interior e da região serrana do Rio de Janeiro.
No dia da Virada do Ano, o avanço de uma frente fria, aliado a condições favoráveis em níveis mais altos da atmosfera, mantém a chance de pancadas rápidas entre a tarde e a noite.
Centro-Oeste
O calor predomina em toda a região, com temperaturas máximas próximas ou acima dos 30 °C nas capitais. A umidade disponível favorece a formação de pancadas de chuva isoladas, típicas do verão.
Na noite da virada, a chuva tende a ser mais presente em Goiás, enquanto Mato Grosso e Mato Grosso do Sul devem ter um Réveillon com céu parcialmente nublado e menor probabilidade de chuva.
Nordeste
A semana será de calor intenso, com pancadas isoladas no interior. No litoral nordestino, um dos destinos mais procurados nesta época do ano, o tempo firme predomina, com sol, calor e temperaturas em torno dos 30 °C.
Na noite da virada, o litoral da região desponta como um dos melhores locais do país para acompanhar os fogos, graças às boas condições de tempo.
Norte
A previsão aponta dias de sol com pancadas de chuva à tarde em grande parte das capitais. As chuvas ficam mais concentradas no interior, com risco de temporais mais intensos no sul do Pará, centro-oeste do Amazonas, Rondônia e Acre.
O principal destaque é o Amapá, que segue sob influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), mantendo chuvas frequentes e volumosas.
Nas capitais da região, a Virada do Ano deve ocorrer com sol ao longo do dia, com possibilidade de pancadas rápidas no fim da tarde.
O post Chegada de frente fria pode provocar chuva na virada do ano apareceu primeiro em Canal Rural.
Fonte: https://www.canalrural.com.br/tempo/chegada-de-frente-fria-pode-provocar-chuva-na-virada-do-ano/
Conteúdo importado automaticamente pelo HOST Portal News
🔔 Clique no link, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Guia Lacerda e receba notícias em tempo real!

