Plantas daninhas: manejo na cultura do sorgo é estratégico para o país; entenda

A expansão da cultura do sorgo granífero no Brasil é um fenômeno agronômico e econômico robusto, diretamente ligado à otimização na rotação de culturas e à demanda industrial.
Para discutir esse assunto e as oportunidades do mercado de bioetanol, a Embrapa e a Inpasa Brasil realizaram dois eventos nas regiões do Oeste da Bahia e de Balsas, no Maranhão.
O “Simpósio do Sorgo”, em parceria com a Círculo Verde, ocorreu em Luís Eduardo Magalhães no início do mês, reunindo profissionais do agronegócio da região. Também no começo de dezembro, foi realizado o “Seminário da Cultura do Sorgo – a escolha certa para sua safrinha”, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Balsas (Sindibalsas).
Oportunidades e desafios na produção de sorgo
As iniciativas fazem parte do acordo de cooperação técnica entre a Embrapa e a Inpasa no projeto “Transferência de tecnologia para o desenvolvimento sustentável da produção de sorgo”. O engenheiro agrônomo Frederico Botelho, chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Milho e Sorgo, coordena o trabalho.
Nos últimos anos, a cultura do sorgo apresentou um crescimento significativo, com um incremento de mais de 400% na produção nacional, conforme dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) citados por Botelho. “O sorgo é impulsionado por suas características complementares às culturas agrícolas atuais, especialmente em um cenário de mudanças climáticas”, declarou.
- Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!
Importância do manejo de plantas daninhas
Durante o simpósio, o pesquisador Alexandre Ferreira da Silva abordou a importância do manejo de plantas daninhas na cultura do sorgo. Ele ressaltou que as boas práticas agrícolas são essenciais para a redução da pressão das plantas daninhas na lavoura. “O controle químico deve ser visto como um método complementar”, informou Silva.
Ele destacou o controle preventivo como a principal estratégia, buscando evitar a introdução de plantas daninhas nas áreas cultivadas. Silva recomendou o controle das plantas daninhas em áreas adjacentes, já que a ausência de controle pode levar à dispersão de sementes indesejadas nas lavouras.
Crescimento do cultivo de sorgo no brasil
O gerente comercial da Inpasa, Irineu Piaia Junior, destacou a relevância da produção de sorgo na segunda safra nas regiões de Balsas e Luís Eduardo Magalhães. “O simpósio traz debates técnicos fundamentais para o crescimento sustentável da cultura”, afirmou.
Com uma programação cuidadosamente elaborada, os eventos reforçaram o compromisso dos organizadores em fortalecer o conhecimento técnico e a inovação no agronegócio. As ações visam não apenas a transferência de tecnologia, mas também o fomento a práticas que fortaleçam o potencial produtivo da cultura do sorgo no Brasil.
Com informações de: embrapa.br.
Publicado com auxílio de inteligência artificial e revisão da Redação Canal Rural.
O post Plantas daninhas: manejo na cultura do sorgo é estratégico para o país; entenda apareceu primeiro em Canal Rural.
Fonte: https://www.canalrural.com.br/pecuaria/plantas-daninhas-manejo-na-cultura-do-sorgo-e-estrategico/
Conteúdo importado automaticamente pelo HOST Portal News
🔔 Clique no link, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Guia Lacerda e receba notícias em tempo real!

