Pesquisa inédita une câmeras e IA para contabilizar população de onças-pintadas

Pesquisa inédita une câmeras e IA para contabilizar população de onças-pintadas
serra-do-amolar-andre-zumak-ihp-6800px Pesquisa inédita une câmeras e IA para contabilizar população de onças-pintadas
Foto: Reprodução/IHP

Um trabalho inédito do IHP (Instituto Homem Pantaneiro), envolvendo monitoramento ambiental e pesquisa, vai aprofundar detalhamento sobre a população de onças-pintadas na região da Serra do Amolar, no município de Corumbá (MS) e estimar a população da espécie nesse território do Pantanal.

O projeto vai ter início em 2026 e deve ter uma duração de até 12 meses. A estratégia é desenvolvê-lo em duas etapas: uma ligada ao grid de câmeras e a outra com trabalho direto com as comunidades.

A partir da coleta de dados ecológicos, o intuito é garantir que sejam obtidos informações científicas que permitam identificar indívíduos da maior espécie de felinos da América, entender comportamentos, permitir que analistas do IHP consigam realizar o monitoramento ambiental de forma contínua, com deslocamentos de mais de 400 km pelo rio Paraguai.

Com o auxílio de 40 armadilhas fotográficas, a pesquisa deve gerar mais de 120 mil imagens de fauna, catalogadas com o apoio de inteligência artificial e analisadas pela equipe técnica do Instituto.

Já com a outra etapa, na geração de informações sociais, um outro componente do projeto vai ser desenvolvido para apoiar ações com as comunidades. Nesse caso, vão ser levados em consideração também as percepções locais com relação às onças-pintadas.

monitoramento_ambiental_franciele_oliveira_mariana_queiroz-4-1024x682-1 Pesquisa inédita une câmeras e IA para contabilizar população de onças-pintadas
Foto: Reprodução/IHP

Avanços na relação humano-onça

O projeto teve aprovação dentro do Fundo Luz Alliance, gerido pela BrazilFoundation, e está alinhado à convocação da Década da Restauração dos Ecossistemas pela Organização das Nações Unidas (ONU).

De acordo com o coordenador técnico do núcleo de Biodiversidade e Mudanças Climáticas do IHP, Wener Hugo Moreno, o projeto prevê gerar diferentes resultados positivos para as comunidades e a conservação.

“Esse projeto é fundamental para permitir que a gente tenha um grande grid de cameras traps na Serra do Amolar. Com esses equipamentos, conseguimos registrar a presença dos animais e, a partir disso, desenvolver uma série de pesquisas”, diz Wener.

Ele explica que a pesquisa busca estimar a abundância e densidade do animal no território da Serra do Amolar, considerada um grande corredor de biodiversidade dentro do Pantanal. Além disso, haverá um desdobramento para entender e contribuir com a coexistência entre espécie e pessoas que habitam a região.

“Serão frentes diferentes que iremos conduzir nesse projeto, mas que vão se complementar para trazer resultado positivo na conservação e para o bem-estar comunitário”, finaliza.

Novas estratégias

serra-do-amolar-1024x576-1 Pesquisa inédita une câmeras e IA para contabilizar população de onças-pintadas
Foto: Reprodução/IHP

A onça-pintada, considerada uma espécie guarda-chuva para esforços de conservação, também é o símbolo nacional da conservação da biodiversidade. Por isso, a pesquisa utilizará técnicas de monitoramento populacional e coexistência humano-onça.

Com o desenvolvimento do projeto, a equipe técnica terá condições de criar e implementar estratégias para favorecer comunidades da região do Alto Pantanal, principalmente por garantir informações que podem ajudar a reduzir a predação de animais domésticos e mitigar os conflitos com onças.

Nesse sentido, a proposta também envolve o avanço em ações que reduzam a tensão entre comunidades e a espécie.

Estarão envolvidos na execução desse projeto biólogos, médicos veterinários, brigadistas ambientais, assistente social, auxiliares de reserva e piloteiros que atuam pelo IHP.

Expectativas e parcerias futuras

A catalogação de dados científicos e as análises também poderão subsidiar trabalhos que favoreçam uma estratégia de PSA (Pagamento por Serviços Ambientais) para a geração futura de créditos de biodiversidade no projeto Jaguar Stewardship in the Pantanal Conservation Network.

Essa medida permite a continuidade de atividades de monitoramento e conservação da onça-pintada, bem como no fomento para atuar em parceria com comunidades.

O projeto Luz Alliance no Pantanal também poderá dialogar, futuramente, com esforços da política pública nacional de conservação da onça-pintada.

Os resultados científicos gerados vão poder subsidiar materiais do Plano de Ação Nacional dos Grandes Felinos (PAN da Onça-Pintada), do Centro de Pesquisa, Manejo e Conservação de espécies de mamíferos carnívoros (Cenap), vinculado ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

*Sob supervisão de Giovanni Porfírio

O post Pesquisa inédita une câmeras e IA para contabilizar população de onças-pintadas apareceu primeiro em Canal Rural.


Fonte: https://www.canalrural.com.br/nacional/pesquisa-inedita-une-cameras-e-ia-para-contabilizar-populacao-de-oncas-pintadas/

Conteúdo importado automaticamente pelo HOST Portal News

🔔 Clique no link, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Guia Lacerda e receba notícias em tempo real!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *