Morte de David Bowie completa 10 anos neste sábado; relembre legado
A morte do cantor David Bowie completa 10 anos neste sábado (10). O artista, considerado uma figura icônica da música pop, faleceu aos 69 anos, após uma batalha de 18 meses contra o câncer.
Na ocasião de sua morte, seu assessor de imprensa, Steve Martin, enviou um comunicado à CNN. “David Bowie faleceu hoje em paz, rodeado pela sua família, após uma corajosa batalha de 18 meses contra o câncer”, dizia um comunicado publicado nas suas redes sociais oficiais. “Embora muitos de vocês partilhem esta perda, pedimos que respeitem a privacidade da família neste momento de luto.”
Nem seu assessor de imprensa, nem o comunicado especificaram que tipo de câncer o cantor tinha.
Relembre o legado de David Bowie
De um desconhecido de cabelo comprido chamado David Jones, ao seu alter-ego alienígena “Ziggy Stardust”, até sua elegante saída como o Thin White Duke, influenciado pela soul music, Bowie uniu música e moda de uma forma que poucos artistas conseguiram dominar.
Seus álbuns, especialmente após o sucesso estrondoso de “The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars” em 1972, foram tratados como eventos. Suas canções, incluindo “Changes”, “Fame”, “Heroes” e “Modern Love”, tornaram-se hinos, tocando constantemente nas rádios e inspirando gerações de músicos.
Dias antes de sua morte, Bowie havia acabado de lançar seu mais recente álbum, “Blackstar”, em 8 de janeiro, dia do seu 69º aniversário. O disco alcançou o primeiro lugar na parada do iTunes no Reino Unido e o segundo lugar nos Estados Unidos, reforçando seu apelo mesmo após décadas na indústria musical.
Embora tenha começado sua vida musical com seu nome de batismo, surfando na onda mod de meados da década de 1960, ele mudou para “Bowie” para evitar confusão com Davy Jones, o vocalista dos Monkees, que estava desfrutando de grande sucesso no mundo pop na época.
Embora seu primeiro single número 1 nos Estados Unidos só tenha chegado com “Fame” em 1975, ele já vinha deixando sua marca com singles muito tocados, incluindo “Space Oddity”, “Changes”, “Suffragette City”, “Rebel Rebel” e seu primeiro sucesso no Top 40, “Young Americans”, também de 1975.
Depois disso, ele esteve quase tão presente nas paradas de singles quanto nas paradas de álbuns, com sucessos como “Golden Years”, “Under Pressure” (com o Queen), “Let’s Dance” (outro número 1), “Blue Jean” e “Never Let Me Down”.
Participação além dos palcos
Além da carreira musical, em 1976, David Bowie interpretou o papel principal no filme de Nicholas Roeg, “O Homem Que Caiu na Terra”, como – talvez apropriadamente – um alienígena. Quatro anos depois, ele deu vida a Joseph Merrick, que havia sido deformado por uma condição médica, na peça da Broadway “O Homem Elefante”.
Bowie continuou atuando durante a maior parte de sua vida, frequentemente atraído por personagens incomuns. Ele interpretou um vampiro em “The Hunger” (1983), o Rei dos Duendes em “Labirinto” (1986), Pôncio Pilatos em “A Última Tentação de Cristo” (1988) e Andy Warhol (sobre quem Bowie havia escrito uma canção) em “Basquiat” (1996).
Ele não era avesso a um pouco de comédia, no entanto, fez participações especiais em programas de TV como “Bob Esponja” e “Extras” e interpretou a si mesmo em “Zoolander”, de 2001.
Ele declarou à revista Playboy na década de 1970 que era bissexual. Já na década de 1980, afirmou à revista Rolling Stone que sempre fora um “heterossexual enrustido”. Apesar disso, em 1992, Bowie casou-se com sua segunda esposa, a modelo Iman. A filha deles, Alexandria, nasceu em 2000.
Mais tarde, ele esclareceu suas experiências ao jornal Telegraph. “Eu estava praticamente experimentando de tudo. Eu realmente tinha uma fome de vivenciar tudo o que a vida tinha a oferecer, desde o fumadouro de ópio até qualquer coisa”, disse ele.
Mick Jagger e David Bowie planejavam atuar juntos, diz roteirista
*Com informações de Saeed Ahmed, Todd Leopold e Joe Sutton, da CNN
Conteúdo importado automaticamente pelo HOST Portal News
🔔 Clique no link, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Guia Lacerda e receba notícias em tempo real!
