Acordo Mercosul-UE deve ampliar exportações brasileiras de carne de frango, aponta Cepea

O acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia tende a impulsionar os embarques brasileiros de carne de frango para o mercado europeu, com a criação de uma cota de 180 mil toneladas isentas de tarifa, segundo análise do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).
De acordo com o centro de pesquisas, embora o volume represente cerca de 3,4% do total exportado pelo Brasil em 2025, a nova cota é 12 vezes superior ao limite atualmente vigente, estimado em aproximadamente 15 mil toneladas por ano.
Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!
Mesmo sob as regras atuais, a União Europeia já figura entre os principais destinos do frango brasileiro. Em 2025, o bloco foi o oitavo maior comprador do produto, com importações em torno de 230 mil toneladas, conforme dados do Cepea.
Para o centro de pesquisas, a ampliação do acesso ao mercado europeu tende a fortalecer a competitividade do setor avícola brasileiro, que já se destaca pela escala produtiva, sanidade e capacidade de atender exigências internacionais.
Mercado interno registra queda nos preços
No mercado doméstico, o Cepea aponta que os preços da maioria dos cortes de frango estão em queda, acompanhando o movimento tradicional observado no mês de janeiro. Segundo o levantamento, o comportamento reflete ajustes típicos de início de ano, com maior oferta e consumo ainda mais lento após as festas.
O post Acordo Mercosul-UE deve ampliar exportações brasileiras de carne de frango, aponta Cepea apareceu primeiro em Canal Rural.
Conteúdo importado automaticamente pelo HOST Portal News
🔔 Clique no link, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Guia Lacerda e receba notícias em tempo real!
