Produções brasileiras são selecionadas para a mostra Panorama, Generation e seção Forum do Festival de Berlim

Produções brasileiras são selecionadas para a mostra Panorama, Generation e seção Forum do Festival de Berlim

Foto: “Fiz um Foguete Imaginando que Você Vinha”, de Janaína Marques

O Festival de Berlim 2026, que acontece de 12 a 22 de fevereiro, exibirá mais três produções brasileiras, além de “Se Eu Fosse Vivo… Vivia”, de André Novais Oliveira: “Fiz um Foguete Imaginando que Você Vinha”, “Feito Pipa”, “Isabel” e “Narciso”.

Primeiro longa da cineasta Janaína Marques, “Fiz um Foguete Imaginando que Você Vinha” foi selecionado para a seção Forum do festival, que é historicamente associada à liberdade estética e à experimentação formal.

Produzido pelas cearenses Delírio Filmes e Moçambique Audiovisual, o longa se constrói como um road movie do inconsciente, uma travessia sensorial guiada pela imaginação como forma de cura. O filme se desenvolve como um retrato íntimo de uma mulher convocada a revisitar sua própria história quando já não consegue se reconhecer nela. Diante da dificuldade de acessar uma memória feliz, a protagonista Rosa (vivida por Verônica Cavalcanti) mergulha numa busca interior que se torna a própria narrativa do longa. Entre o real e o imaginado, a realidade começa a ceder espaço ao sonho, ao delírio e à memória, uma jornada íntima em que Rosa reencontra a mãe (interpretada por Luciana Souza) e a transforma em parceira de estrada.

image003 Produções brasileiras são selecionadas para a mostra Panorama, Generation e seção Forum do Festival de Berlim
“Feito Pipa”, de Allan Deberton © Jamille Queiroz

O longa-metragem “Feito Pipa”, dirigido por Allan Deberton e estrelado por Yuri Gomes, Teca Pereira e Lázaro Ramos, fará sua estreia mundial na mostra oficial competitiva Generation, dedicada a filmes com temáticas e protagonistas infantojuvenis.

Produzido pela Deberton Filmes e pela Biônica Filmes, em coprodução com a Warner Bros., e com distribuição no Brasil da Paris Filmes, o longa acompanha a história de Gugu, um menino de quase 12 anos que sonha em se tornar jogador de futebol e vive com a avó Dilma, uma professora aposentada que o cria de forma livre e afetuosa. Quando a avó fica frágil, Gugu tenta esconder essa situação a qualquer custo, com medo de ser separado dela e ser obrigado a morar com o pai, que não o aceita como ele é.

Com roteiro de André Araújo e rodado em Quixadá e cidades vizinhas do interior do Ceará, o filme se passa às margens da barragem de Araújo Lima, onde, após anos de seca, revela uma antiga cidade submersa em ruínas. A obra constrói uma narrativa sensível sobre amadurecimento, memória, afeto e amor.

SEM-LOGO Produções brasileiras são selecionadas para a mostra Panorama, Generation e seção Forum do Festival de Berlim
“Isabel”, de Gabe Klinger

Rodado em São Paulo e produzido pela RT Features, “Isabel”, novo filme do cineasta Gabe Klinger, fará sua estreia mundial na seção Panorama do festival. Terceiro longa-metragem do diretor, a produção traz Marina Person como a personagem-título, uma sommelière no cenário de alta gastronomia de São Paulo que sonha em escapar do seu chefe controlador e montar seu próprio bar de vinhos. O roteiro, parceria entre Klinger e Person, mistura experiências pessoais da própria atriz com histórias de mulheres reais dentro da cultura de vinhos artesanais brasileiros.

Klinger estreou no cinema com o documentário “Double Play” (2013), sobre a amizade entre os cineastas Richard Linklater e James Benning, que ganhou o prêmio de Melhor Documentário sobre Cinema no Festival de Veneza. “Porto” (2016), seu primeiro longa de ficção, foi produzido por Jim Jarmusch e circulou em grandes festivais internacionais.

“Isabel” é o primeiro trabalho de Klinger feito no Brasil. Rodado em 16 milímetros, Klinger optou pelo formato analógico “não filtrado” para poder criar uma analogia visual com os produtos “naturais” que a própria personagem defende no filme.

Filmando exclusivamente em locações reais, Klinger se inspirou em obras como “São Paulo Sociedade Anônima”, de Luiz Sérgio Person, que retratam a cidade de forma realista e espontânea.

Coestrelado por Caio Horowicz, John Ortiz, Marat Descartes e Clarisse Abujamra, “Isabel” tem produção de Rodrigo Teixeira, um dos responsáveis pelo sucesso de “Ainda Estou Aqui”, vencedor do Oscar de Filme Internacional no ano passado.

Belén-Vierci-Marisa-Cubero-Arturo-Fleitas-Alberto-Sanchez-Natalia-Cálcena-em-Narciso Produções brasileiras são selecionadas para a mostra Panorama, Generation e seção Forum do Festival de Berlim“Narciso”, de Marcelo Martinessi

“Narciso”, coprodução brasileira dirigida pelo paraguaio Marcelo Martinessi e produzida pela cineasta Julia Murat, fará parte da Mostra Panorama, uma das principais vitrines do evento. Adaptado do livro homônimo de Guido Rodríguez Alcalá, o longa é uma coprodução entre Brasil, Paraguai, Uruguai, Alemanha, Portugal, Espanha e França e fará sua estreia mundial no festival. No Brasil, tem lançamento comercial previsto para o segundo semestre, com distribuição da Imovision.

Ambientado no Paraguai de 1958, a história acompanha Narciso, um jovem carismático que retorna de Buenos Aires com o rock ’n’ roll nas veias e, sob um regime militar sufocante, se transforma em uma sensação musical e símbolo de liberdade. Mas, após seu show final, ele é encontrado morto. No elenco estão Diro Romero, Manuel Cuenca, Mona Martinez e Nahuel Perez Biscayart, ator argentino que ficou conhecido por sua atuação em “120 Batimentos por Minuto” (2017).

Em 2018, o diretor Marcelo Martinessi foi um dos grandes destaques do Festival de Berlim com “As Herdeiras”, vencedor de cinco prêmios, incluindo o Urso de Prata de Melhor Atriz para Ana Brun e o Prêmio Fipresci (Federação Internacional de Críticos). O filme também foi o escolhido para representar o Paraguai no Oscar e, no Brasil, foi um dos grandes vencedores do Festival de Gramado com seis Kikitos.


Fonte: https://revistadecinema.com.br/2026/01/producoes-brasileiras-sao-selecionadas-para-a-mostra-panorama-e-secao-forum-do-festival-de-berlim/

Conteúdo importado automaticamente pelo HOST Portal News

🔔 Clique no link, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Guia Lacerda e receba notícias em tempo real!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *