Alunos temem perder vagas no Sisu por ainda não terem ‘diploma’ do Enem

Alunos temem perder vagas no Sisu por ainda não terem ‘diploma’ do Enem

O Enem voltou a valer como “diploma” do ensino médio para quem tem mais de 18 anos, mas alunos estão preocupados. O período de matrículas começa em fevereiro e alunos estão com receio de perder a vaga no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) por ainda não terem como provar que terminaram os estudos.

Para conseguir o certificado, o candidato precisa ter tirado pelo menos 450 pontos em cada prova e mais de 500 na redação. O Ministério da Educação retomou essa regra após nove anos, mas o governo ainda não divulgou a lista de quais escolas ou institutos podem emitir o papel. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) afirma que vai resolver o problema com um novo aplicativo.

Governo disse que vai lançar aplicativo para liberar certificados digitais a partir de março

O presidente do Inep, Manoel Palacios, explicou ao G1 que um aplicativo será lançado no final de fevereiro para que o processo seja feito pela internet. A partir de 2 de março, os alunos poderão pedir o certificado usando a conta do gov.br, sem precisar ir pessoalmente a uma secretaria de educação. O sistema vai conferir automaticamente a idade e as notas do estudante antes de liberar o documento digital.

Sisu-1024x576 Alunos temem perder vagas no Sisu por ainda não terem ‘diploma’ do Enem
Período de matrículas começa em fevereiro e alunos estão com receio de perder a vaga no Sisu por ainda não terem “diploma” do Enem em mãos (Imagem: Divulgação/MEC)

Para que ninguém perca a vaga na faculdade por causa desse atraso, o MEC vai avisar as universidades sobre a situação. As instituições de ensino superior serão orientadas a aceitar os alunos mesmo com essa pendência de documento (afinal, as matrículas abrem em fevereiro, mas a emissão do “diploma” só deve começar em março). Dessa forma, o governo espera que o atraso tecnológico no desenvolvimento do sistema não prejudique quem passou no vestibular.

No momento, estudantes que tentam conseguir informações em escolas ou sites oficiais encontram links que não funcionam ou funcionários que não sabem como ajudar. Alunos relataram ao G1 que procuraram institutos federais e secretarias estaduais, mas ninguém soube informar como o certificado via Enem será emitido em 2026. O Inep admitiu que ainda preparava o material para avisar sobre o aplicativo. E que, por enquanto, apenas o Instituto Federal de São Paulo (IFSP) está integrado ao novo sistema.

O novo processo pelo aplicativo funcionará em etapas: primeiro o sistema checa os dados, depois o aluno escolhe uma instituição para validar o pedido. Assim que a escola autorizar, o certificado ganha uma assinatura digital e um código de autenticidade para evitar fraudes. O aluno poderá baixar o arquivo diretamente no celular ou receber por e-mail. E a faculdade poderá conferir a validade do diploma pela própria plataforma.

O post Alunos temem perder vagas no Sisu por ainda não terem ‘diploma’ do Enem apareceu primeiro em Olhar Digital.


Fonte: https://olhardigital.com.br/2026/01/27/internet-e-redes-sociais/alunos-temem-perder-vagas-no-sisu-por-ainda-nao-terem-diploma-do-enem/

Conteúdo importado automaticamente pelo HOST Portal News

🔔 Clique no link, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Guia Lacerda e receba notícias em tempo real!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *