Preço do suíno vivo acumula queda de 20% em janeiro, aponta Cepea

Os preços do suíno vivo seguem em queda no mercado nacional. Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), a tendência de baixa começou há cerca de três semanas e já resulta em desvalorizações de até 20% no mercado independente (spot).
De acordo com o Cepea, o movimento tem levado muitos produtores a negociarem o suíno vivo a valores muito próximos ou até inferiores aos praticados na produção integrada.
Historicamente, os preços no mercado independente operam acima dos da produção integrada, já que os custos para o produtor são maiores nesse modelo. A atual convergência de valores, portanto, sinaliza um cenário de maior pressão sobre a rentabilidade dos suinocultores independentes.
Carne suína brasileira lidera competitividade global
Apesar do recuo nos preços internos, a carne suína brasileira manteve posição de destaque no mercado internacional em 2025.
Levantamento do Cepea, com base em dados da UN Comtrade, da Organização das Nações Unidas (ONU), indica que o Brasil foi o país mais competitivo entre os principais exportadores quando considerado o valor em dólar por quilo exportado.
- Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!
Em 2025, o preço médio da carne suína brasileira foi de US$ 2,57 por quilo. Já os Estados Unidos e a União Europeia, respectivamente o primeiro e o segundo maiores exportadores globais, registraram média de US$ 3,18 por quilo.
Atualmente, o Brasil ocupa a terceira posição no ranking mundial de exportadores da proteína, reforçando sua competitividade no comércio internacional, segundo o Cepea.
O post Preço do suíno vivo acumula queda de 20% em janeiro, aponta Cepea apareceu primeiro em Canal Rural.
Conteúdo importado automaticamente pelo HOST Portal News
🔔 Clique no link, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Guia Lacerda e receba notícias em tempo real!
