Banha de porco ou óleo de soja, qual é mais saudável? Nutricionista explica

A gordura suína voltou ao centro do debate sobre alimentação saudável. Um vídeo que circulou nas redes sociais levantou comparações entre a banha de porco e o óleo de soja no preparo dos alimentos e chamou a atenção do público.
O conteúdo viralizou ao questionar a ideia de que a banha seria prejudicial à saúde. Segundo o vídeo, o ingrediente, tradicional na cozinha brasileira, perdeu espaço ao longo dos anos com a popularização dos óleos vegetais, especialmente o de soja.
- Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!
A publicação aponta que o uso frequente do óleo de soja pode estar associado a alterações no colesterol e ao ganho de peso. Já a banha de porco é apresentada como uma gordura de origem animal, sem açúcar, com presença de ferro e vitamina D, além de ser menos inflamatória.
Outro ponto citado é o desempenho no preparo dos alimentos. A banha atinge temperaturas mais altas em menos tempo, o que pode reduzir o consumo de gás. O vídeo reforça, no entanto, que o consumo deve ser feito com moderação.
Diferenças nutricionais e metabolismo
Para aprofundar o tema, o programa Interligados, do Canal Rural, ouviu a nutricionista Fabiana Borrego. Segundo a especialista, o uso da banha de porco era comum entre gerações anteriores, em um período em que os óleos vegetais ainda não estavam disponíveis no mercado.
A nutricionista explica que o óleo de soja foi um dos primeiros óleos vegetais a ganhar escala comercial e, hoje, o Brasil está entre os países que mais consomem esse tipo de produto no preparo de alimentos.
Ela alerta que muitos óleos vegetais passam por processos industriais, incluindo refinação, e são considerados ultraprocessados. Além disso, no caso da soja, há o uso de matéria-prima transgênica.
Já a banha de porco, por ser uma gordura de origem animal, teria metabolismo mais fácil no organismo. Segundo Fabiana Borrego, o corpo humano metaboliza com mais eficiência as gorduras animais do que as vegetais.
A especialista cita ainda um estudo que comparou dois grupos, um com consumo de banha de porco e outro com consumo de óleo de soja. De acordo com ela, o grupo que utilizou a gordura suína apresentou redução nos níveis de triglicerídeos e colesterol VLDL, enquanto o grupo que consumiu óleo de soja teve aumento desses indicadores.
Na avaliação da nutricionista, a banha pode ser utilizada no dia a dia, no preparo de alimentos como arroz, feijão, carnes e vegetais, sempre com moderação. Segundo ela, além do sabor, o ingrediente oferece mais benefícios nutricionais em comparação ao óleo de soja.
O post Banha de porco ou óleo de soja, qual é mais saudável? Nutricionista explica apareceu primeiro em Canal Rural.
Conteúdo importado automaticamente pelo HOST Portal News
🔔 Clique no link, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Guia Lacerda e receba notícias em tempo real!
