“Costumávamos zombar da Valve por demorar tanto para lançar Half-Life”, admite ex-designer da id Software
A id Software, estúdio responsável por clássicos como Doom e Quake, chegou a zombar da Valve durante o desenvolvimento de Half-Life devido ao longo tempo que levou para adaptar o motor do Quake. A revelação vem de Sandy Petersen, veterano designer que trabalhou na id Software na época, e oferece um raro vislumbre dos bastidores da criação de um dos jogos mais influentes da história.
Petersen, que deixou a id Software justamente em 1998, ano de lançamento do Half-Life, compartilhou essa história em sua conta pessoal no X/Twitter. Durante o desenvolvimento, a equipe da id costumava se referir à Valve como “perdedores” em suas reuniões corporativas, por aparentemente demorarem tanto para converter o motor licenciado em um jogo funcional.
“Na id Software, nós meio que zombávamos do Half-Life da Valve porque eles estavam demorando muito para converter nosso motor em um jogo”, revelou Petersen. O que eles não perceberam na época era que a Valve estava aperfeiçoando meticulosamente o processo, transformando o motor do Quake em algo completamente novo.
At id Software, we kind of sneered at Valve's Half-Life because they were taking so long to convert our engine into a game. What losers, we would say in our meetings.
But they were perfecting the process. I had left id by 1998, but man alive Half-Life was the Next Big Thing in… https://t.co/g7ofPPQEaX
— Sandy Petersen
(@SandyofCthulhu) January 20, 2026
Em vez de desenvolver um motor próprio do zero, a Valve, então uma empresa pequena e com recursos limitados, optou por licenciar a tecnologia do Quake e modificá-la extensivamente. O resultado foi o GoldSrc, um motor que, embora baseado no código do Quake, continha uma quantidade significativa de código original desenvolvido pelos programadores da Valve.
O lançamento de Half-Life acabou superando todas as expectativas. O jogo não apenas revolucionou o gênero de FPS com sua narrativa imersiva e sem cortes, mas também se tornou um fenômeno comercial. Em 2008, o título recebeu um Record Guinness por ser o shooter em primeira pessoa que mais rapidamente vendeu na história da indústria.
Hoje, Half-Life é considerado um dos jogos mais importantes já feitos, tendo influenciado gerações de desenvolvedores e estabelecido a Valve como uma potência no mercado de games. A decisão de “demorar o tempo necessário” para aperfeiçoar o produto mostrou-se, em retrospectiva, extremamente acertada.
Fonte: Vandal
Fonte: https://www.gamevicio.com/noticias/2026/02/half-life-ex-desenvolvedor-id-software/
Conteúdo importado automaticamente pelo HOST Portal News
🔔 Clique no link, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Guia Lacerda e receba notícias em tempo real!

(@SandyofCthulhu)