Dieta ‘agro fitness’ impulsiona produção de alimentos no estado de São Paulo

Com mais de 13 mil academias, São Paulo concentra cerca de 25% do mercado fitness nacional e, ao mesmo tempo, se consolida como um dos maiores produtores de alimentos estratégicos para a nutrição esportiva no Brasil. A conexão entre atividade física e agronegócio transforma o campo paulista em base essencial para a rotina de quem busca desempenho, saúde e qualidade de vida.
Por trás de treinos intensos e dietas cada vez mais criteriosas, está um sistema agropecuário robusto, responsável por abastecer o mercado com proteínas, carboidratos e micronutrientes fundamentais para a prática esportiva.
Nesse cenário, o agronegócio paulista se destaca ao liderar a produção de alimentos essenciais à nutrição esportiva. Segundo dados do Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), São Paulo é um dos principais produtores de:
- Carne de frango: 1,9 milhão de toneladas
- Ovos: 16,7 bilhões de unidades
- Amendoim: 628 mil toneladas
- Batata-doce: 140 mil toneladas
- Banana: 970 mil toneladas
- Alface: 220 mil toneladas
Esses alimentos são amplamente utilizados em dietas voltadas ao ganho de massa muscular, à reposição energética e à recuperação pós-treino.
Nutrição esportiva começa no campo
Para alcançar os resultados esperados, seja no ganho de massa muscular ou na perda de peso, a alimentação é tão importante quanto o treino. Segundo a nutricionista da Diretoria de Segurança Alimentar da SAA, Sizele Rodrigues, a ingestão adequada de macronutrientes é fundamental.
“Alimentos de fontes proteicas, como frango, ovos, leite e derivados, devem estar presentes na dieta de praticantes de atividade física, especialmente no pós-treino. Já os carboidratos, como arroz, batata-doce e mandioca, fornecem energia durante o exercício e auxiliam na reposição energética”, explica.
Além dos macronutrientes, os micronutrientes também desempenham papel essencial. “Vitaminas e minerais presentes em frutas, verduras e legumes participam de diversas etapas metabólicas e são indispensáveis para o bom funcionamento do organismo, especialmente em quem pratica atividade física”, acrescenta a nutricionista.
Tecnologia e inovação atendem à demanda fitness

O crescimento do consumo de alimentos high protein amplia a exigência por produtos com qualidade, segurança e padronização. Nesse contexto, o Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital-APTA) atua no desenvolvimento de formulações, como a aplicação de proteína do soro do leite (whey protein), garantindo textura, sabor e aparência adequados aos produtos.
- Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!
São Paulo também se destaca na produção de café, alimento amplamente associado à prática esportiva. Segundo o pesquisador do IEA, Celso Vegro, a cafeína tem papel relevante no desempenho físico.
“Os efeitos estimulantes da cafeína são amplamente conhecidos, tanto na manutenção do estado de alerta quanto na redução da fadiga. Mais recentemente, seu uso tem sido sistematizado para melhorar o desempenho em atividades aeróbicas”, explica.
Amendoim ganha espaço no mercado fitness

Outro destaque é o amendoim, que vem ampliando sua presença no mercado fitness brasileiro, especialmente na forma de pasta. Tradicional nos Estados Unidos, o produto ganhou espaço nas lojas especializadas e já ocupa as gôndolas das grandes redes supermercadistas.
“O amendoim é reconhecido como aliado de alto valor nutricional, rico em proteínas, gorduras boas e energia, ideal para quem busca ganho de massa muscular e melhor desempenho nos treinos”, afirma José Rossato, presidente da Câmara Setorial do Amendoim.
Durante a 3ª Semana Brasileira do Amendoim, realizada em setembro do ano passado, ações em academias de Brasília e São Paulo destacaram os benefícios nutricionais do produto e a importância da certificação do selo Pró-Amendoim, desenvolvido pela Abicab em parceria com o Ital.
“O amendoim, em suas várias formas, é versátil, energético e tem excelente custo-benefício. Ao consumir esse produto, o praticante de atividade física alia sabor, bem-estar e segurança alimentar”, conclui Jaime Recena, presidente-executivo da Abicab.
O post Dieta ‘agro fitness’ impulsiona produção de alimentos no estado de São Paulo apareceu primeiro em Canal Rural.
Conteúdo importado automaticamente pelo HOST Portal News
🔔 Clique no link, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Guia Lacerda e receba notícias em tempo real!
