Em 3 anos, Brasil abriu 535 mercados. É a hora e a vez do marketing

Sem marketing não tem “valor percebido”. Marketing estratégico significa criar “valor percebido”. Vendas abrem as portas, porém o conhecimento de marketing é o que gera valor percebido, aumento da renda e da satisfação percebida dos consumidores e a entrega dos sonhos.
A indústria brasileira de alimentos e bebidas é a maior exportadora de alimentos do mundo, mas em volume, não em valor, ou seja, está na hora e na vez do conhecimento de marketing, tão bem-sucedido brasileiro, por exemplo, nos prêmios internacionais publicitários de Cannes, ser aplicado no agronegócio tropical do Brasil e na marca país, Brasil.
A Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB), mantenedora da Fundação Brasileira de Marketing (FBM), vem com nova diretoria e presidência para 2026 com Lívio Giosa na ADVB e Cláudio Conz na FBM. Pela primeira vez, ambas abrem uma vice-presidência voltada ao marketing no agribusiness.
Nesta semana a Turquia, por exemplo, abriu seu mercado para as castanhas do Brasil. Produto sustentável desenvolvido por comunidades tradicionais em cooperativas, excelente produto brasileiro para, inclusive, criar valor percebido nos biomas como amazônico, nos estados do Amazonas, Acre, Pará, de Rondônia, Roraima, do Amapá, Tocantins, da Amazônia Legal; o que tem importância vital na imagem de todo sistema agro nacional.
- Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!
O valor percebido ocorre quando os valores invisíveis dos produtos e serviços são visíveis. O ovo por anos foi considerado nocivo. Mudou. Mudou o ovo? Não, mudou a percepção do ovo. O café por séculos foi considerado maléfico e até banido por uma ordem papal séculos atrás. Mudou o café? Não, mudou a sua percepção transformando essa bebida num estado de espírito acima e além de somente uma bebida. O arroz, feijão e o leite, por exemplo, precisam disso.
Do A do abacate ao Z do zebu
Precisamos aplicar os legítimos fundamentos de marketing desde o A do abacate até o Z do zebu, e para conquistarmos valor percebido do agro tropical brasileiro, que em apenas 40 anos passou a competir na disputa pelo podium mundial de alimentos, energia e sustentabilidade ao lado dos cinco maiores competidores planetários. Os outros quatro países já são bem antigos (China, Estados Unidos, Índia e Europa), alguns milenares, e os norte-americanos contando com a maior inversão de capital e de talento de marketing do mundo.
Que estas duas entidades tradicionais de vendas e marketing do país, ao criar a vice-presidência agro, influenciem positivamente as lideranças do setor na compreensão e utilização dessa sabedoria. Marketing está muito além de simplesmente ser papo de “marqueteiros”. É gestão estratégica na criação de valor percebido, ou seja, gerar o justo valor às efetivas boas realidades criadas nesses 535 novos mercados, oportunidade genial para ampliarmos o valor percebido do agro tropical brasileiro, no mundo inteiro.
Parabéns ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) pela espetacular ação organizada no comercio mundial! Agora é a hora e a vez do marketing, o legítimo e estratégico, acima dos “lumpen marketeers”. Parabéns ADVB/FBM!

*José Luiz Tejon é jornalista e publicitário, doutor em Educação pela Universidad de La Empresa/Uruguai e mestre em Educação Arte e História da Cultura pela Universidade Mackenzie.
O Canal Rural não se responsabiliza pelas opiniões e conceitos emitidos nos textos desta sessão, sendo os conteúdos de inteira responsabilidade de seus autores. A empresa se reserva o direito de fazer ajustes no texto para adequação às normas de publicação.
O post Em 3 anos, Brasil abriu 535 mercados. É a hora e a vez do marketing apareceu primeiro em Canal Rural.
Conteúdo importado automaticamente pelo HOST Portal News
🔔 Clique no link, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Guia Lacerda e receba notícias em tempo real!
