Veja com fica a operação do transporte público de SP neste Carnaval
A partir desta sexta-feira (14), os transportes públicos de São Paulo entram em operação especial para o feriado de Carnaval, com mudanças em horários, desvios, reforço de frota e ampliação da segurança. As ações são iniciativas do Metrô, da SPTrans e SMT (Secretaria Municipal de Mobilidade e Transporte) e seguirão até a próxima semana, nos dias de maior movimento na capital paulista.
No Metrô, a operação especial ocorre entre os dias 13 e 16 de fevereiro, com funcionamento ininterrupto, reforço operacional e aumento do efetivo de segurança. Além disso, os ônibus serão gratuitos para o Sambódromo do Anhembi.
Na madrugada de sexta-feira (13) para sábado (14), o funcionamento será de 24 horas, com embarque e desembarque permitidos apenas nas estações Portuguesa-Tietê (Linha 1-Azul) e Palmeiras-Barra Funda (Linha 3-Vermelha).
As outras estações das linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata ficarão abertas somente para desembarque, com transferências liberadas entre todas as linhas durante a madrugada.
Já na madrugada de sábado (14) para domingo (15), todas as estações do Metrô estarão abertas por 24h para embarque e desembarque, com possibilidade de transferência também para as linhas 4-Amarela e 5-Lilás, operadas por concessionárias.
Na virada de domingo (15) para segunda-feira (16), a operação retorna aos mesmos moldes de sexta-feira, com embarque permitido durante toda a madrugada apenas nas estações Portuguesa-Tietê e Palmeiras-Barra Funda, e desembarque nas demais, com integração entre todas as linhas.
Acesso ao Anhembi e reforço na segurança
Ônibus gratuitos do serviço Atende serão disponibilizados para a ida ao Sambodrómo do Anhembi. Os coletivos sairão das estações Portuguesa-Tietê e Palmeiras-Barra Funda a partir das 18h, com partidas frequentes durante os desfiles.
A operação contará ainda com reforço de funcionários nas estações, tanto nas bilheterias e nas máquinas de autoatendimento, quanto na ampliação do efetivo de segurança, monitoramento em tempo real pelo Centro de Controle de Segurança e uso de drones para acompanhamento do fluxo de passageiros.
Fórum de blocos alerta para falhas de segurança no Carnaval em SP
Também haverá reforço na limpeza, instalação de lixeiras extras, kits de primeiros socorros e posicionamento estratégico de viaturas em áreas de maior concentração de público.
Serão implantados ainda bolsões de segurança, direcionadores de fluxo e acessos específicos para entrada e saída em estações próximas aos principais eventos.
Segundo o Metrô, as ações foram planejadas em conjunto com os organizadores do Carnaval e órgãos de segurança pública.
Durante todo o período, os passageiros receberão informações por meio de banners, sistema de som, TV Minuto, painéis digitais, site e redes sociais. Denúncias podem ser feitas a funcionários, pelo SMS-Denúncia (9 7333-2252) ou pelo aplicativo MetrôConecta.
Ônibus terão frota especial e linhas para o Sambódromo
A SPTrans e a SMT também prepararam um esquema especial para os ônibus municipais. Além de linhas exclusivas para o Sambódromo, o sistema terá gratuidade no dia 15 de fevereiro, com o Domingão Tarifa Zero, e mudanças na frota e nos itinerários por causa dos desfiles e blocos de rua.
Nos dias 14, 16 e 17 de fevereiro, a frota será equivalente à de sábado, com 6.843 veículos em 1.128 linhas. No dia 15, o sistema opera com frota de domingo, com 4.922 veículos em 1.042 linhas.
Duas linhas especiais vão ligar o Sambódromo às estações Barra Funda e Portuguesa-Tietê nos dias 13, 14, 15 e 21 de fevereiro.
Feriado de Carnaval em São Paulo: veja o que abre e fecha
Para pessoas com mobilidade reduzida, vans do serviço Atende+ também estarão em operação. As linhas terão tarifa de R$ 5,30 e aceitarão Bilhete Único, com direito à integração.
Durante os dias de blocos de rua, em 14, 15, 16, 17, 21 e 22 de fevereiro, técnicos da SPTrans estarão nas ruas para monitorar a operação e orientar motoristas e passageiros. As informações sobre desvios e trajetos alternativos poderão ser consultadas em um site criado especialmente para o período, acesse aqui.
Por causa da concentração de blocos, as linhas turísticas Paulistar 1, 2 e 3, que operam aos domingos, serão suspensas nos dias 15 e 22 de fevereiro, com retorno previsto para 1º de março.
Funcionamento dos postos de atendimento e venda
Nos dias 16 e 17, o atendimento nos postos de venda em terminais de ônibus e no Expresso Tiradentes será normal, das 6h às 22h, enquanto os postos Jabaquara, Santana, das unidades do Descomplica SP e o Posto Central ficarão fechados neste período.
O funcionamento dos postos retorna ao horário normal no dia 18 de fevereiro, exceto pelas unidades do Descomplica SP, que irão reabrir para atendimento ao público a partir das 12h do mesmo dia.
*Sob supervisão de Tonny Aranha
Conteúdo importado automaticamente pelo HOST Portal News
🔔 Clique no link, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Guia Lacerda e receba notícias em tempo real!
