Gata contrai Covid-19 de donos em Cuiabá, diz pesquisadora
Uma gata de estimação testou positivo para a Covid-19 após contrair a doença dos tutores neste mês, em Cuiabá (MT). A informação é da pesquisadora Valéria Dutra, professora da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT).
O animal testou positivo pelo exame molecular de PCR, feito na universidade. Segundo a pesquisadora, a gata não tem sintomas do coronavírus.
As amostras colhidas foram ainda enviadas para Universidade Federal do Paraná, onde há sorologia para pets, e também para um laboratório em Minas Gerais.
Valéria e os outros pesquisadores aguardam os resultados dos exames que foram feitos nos dois estados.Por meio de nota, a informou que de acordo com o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá , este animal foi o primeiro a testar positivo para coronavírus documentado no Brasil.
A secretaria informou, ainda, que o caso está sendo investigado pela Unidade de Vigilância de Zoonoses do município.
A gestora do CIEVS, Moema Blatt, orienta os doentes em isolamento domiciliar a manterem distância de gatos, pois eles podem ser vítimas, ainda que praticamente assintomáticos.
Fonte: G1