Caso suspeito de cepa indiana da Covid-19 em Mato Grosso é descartado pela SES

Suspeita da variante indiana da Covid-19 em Rondonópolis (a 212 km de Cuiabá) foi descartada nesta terça (1) pela Secretaria de Estado de Saúde. Caminhoneiro vindo do Pará testou positivo para Covid-19, mas não foi identificada qualquer evidência que se trate de uma cepa diferente.

“O caso não atende critérios epidemiológicos para estabelecer vínculo como suspeito de nova variante. De acordo com as áreas técnicas e os laboratórios de referência, são considerados casos suspeitos da nova cepa aqueles que envolvem uma pessoa que fez viagem para o exterior e testou positivo”, diz trecho de nota.

Ainda, são considerados casos suspeitos de pessoas que mantiveram contato com indivíduos que fiz viagem para o exterior e testou positivo. Conforme noticiou o , caso do município do interior foi de um caminhoneiro que fez uma viagem apenas no âmbito do Brasil.

Médica intensivista Deniele Marques, do Hospital Regional do município, afirmou que ele foi isolado em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) apenas como uma medida de segurança. Procedimento é realizado em pacientes que vêm de outros estados.

Cepa está sendo estudada por pesquisadores. Até o momento, não se sabe sobre a sua real velocidade de transmissão, se está relacionada a quadros mais graves de Covid-19 e se mudanças genéticas interferem na eficácia das vacinas já disponíveis.

Fonte: RDNews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *