Golpe usa cadastro de vacina do SUS para clonar conta de WhatsApp

Com o avanço da vacinação contra a covid-19 e a ânsia de muitas pessoas em se imunizar logo, golpistas têm aproveitado o momento para roubar dados. De posse das informações, eles realizam a clonagem do WhatsApp e pedem dinheiro para os contatos das vítimas.

Diversos relatos de golpes deste tipo surgiram ultimamente. Em um dos mais recentes, noticiado pelo R7 nessa terça-feira (6), uma moradora de Belo Horizonte (MG) recebeu mensagens supostamente enviadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), solicitando a atualização de cadastro para receber a vacina contra o novo coronavírus.

No texto, uma falsa funcionária do SUS pedia a confirmação dos seis primeiros números de um protocolo de segurança que seria enviado à ela. Mas, na verdade, a golpista queria o código de verificação do WhatsApp, enviado pelo próprio mensageiro, por meio do qual é possível ativar a conta em outro dispositivo.

Se ela tivesse confirmado o código, os cibercriminosos fariam a clonagem do celular e se passariam pela vítima, utilizando a sua agenda para aplicar golpes. Desconfiada, a usuária não informou os dados solicitados nem depois de receber mensagens de áudio pedindo a confirmação dos números.

Cuidado com o golpe da vacina

Desde o início do ano, o Ministério da Saúde tem divulgado alertas sobre a aplicação de golpes envolvendo campanhas de vacinação contra covid-19. Em sua página, o órgão esclarece que “não entra em contato por telefone (ligação, SMS ou aplicativo) para agendar data de vacinação contra a covid-19”.

Trata-se de fraude, segundo a pasta, e por isso é recomendado não passar nenhuma informação solicitada pelos golpistas. Em caso de dúvida, entre em contato com o próprio Ministério, pelo telefone 136, ou procure a secretaria de saúde da sua cidade.

As pessoas que sofreram uma tentativa de golpe também são orientadas a fazer um boletim de ocorrência, além de ficarem atentas ao envio de mensagens e links por desconhecidos no celular.

Fonte: TecMundo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *