Bairros de Pontes e Lacerda registram alta de 14% no consumo de água; concessionária alerta sobre risco

Com temperaturas a quase 40º C, baixa umidade relativa do ar e um índice alto de exposição ao sol, o município de Pontes e Lacerda é uma das cidades mato-grossenses que vêm registrando consumação elevada de água nas últimas semanas. O aumento já chega a cerca de 14%, de acordo com a Águas Pontes e Lacerda, responsável pela captação e distribuição de água no município. Diante do atual cenário, a concessionária faz o alerta quanto à importância do consumo consciente de água nos domicílios para evitar a queda no abastecimento nas próximas semanas.

Se a situação já está crítica para quem mora em Pontes e Lacerda, a previsão é de dias ainda mais quentes. Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), a cidade pode alcançar a temperatura de quase 40ºC nos próximos dias. Um dos indicadores mais preocupantes é o índice de radiação solar, que em Pontes e Lacerda está em 10, considerado “muito alto”.

O gerente operacional da Águas Pontes e Lacerda, Lucas Rocco, conta que apesar do nível dos mananciais que abastecem a cidade ainda estar dentro da normalidade, a concessionária já enfrenta dificuldades no abastecimento. “Por enquanto, estamos conseguindo captar água, porém, se o consumo continuar subindo há grandes chances de não termos volume suficiente para a distribuição em muitos bairros”, acrescenta.

Nas últimas semanas, a concessionária quase que diariamente emite comunicados à população quanto ao registro de consumo elevado em alguns pontos da cidade. “O nosso monitoramento é constante para identificar os pontos de alta consumação e alertar os moradores. É um período crítico pelo calor, tempo seco e poucas chuvas, mas precisamos da população para evitar que o quadro fique ainda pior. A conscientização é fundamental neste momento. Qualquer medida que possa ser tomada para economizar água é importante”, finaliza o gerente operacional.

Consumo consciente – Para demonstrar à população a necessidade da economia de água neste período de seca, a companhia lançou em julho uma campanha de consumo consciente, com o mote “Água: A melhor fonte é o seu cuidado”, e produziu conteúdos com orientações básicas e que podem ser seguidas no dia a dia. A ideia é auxiliar os clientes com práticas mais econômicas e sustentáveis e que evitem o desperdício. Compõe também o planejamento, a emissão de boletins informativos com alertas de estiagem, níveis dos reservatórios e locais mais afetadas pelo baixo volume de água. Além disso, iniciou-se um movimento com a hashtag #suadiferença que está movimentando as redes sociais com boas práticas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *