Pontes e Lacerda: Energia limpa e biocombustíveis são debatidos na 3ª palestra da Oeste Rural Show

Energia limpa e biocombustíveis são debatidos na 3ª palestra da Oeste Rural Show

A necessidade de investimentos em refinarias e na produção de energia limpa, foi abordada na terceira palestra da Oeste Rural Show, nesta quinta-feira (26), no Parque de Exposição de Pontes e Lacerda.

O coordenador-técnico da Raízen/Sheel, Marco Lassen debateu sobre o diesel e o biodiesel no agronegócio, apontando sobre as características e a importância do produto para o setor, além das vantagens e desvantagens dos produtos.

“Quando falamos em energia, o Brasil é protagonista no segmento dos biocombustíveis. Hoje 45% da energia consumida no Brasil é renovável. Existe uma produção crescente de etanol de milho e de cana. O principal consumidor é o de transporte seguido das indústrias”, aponta.

O palestrante enfatiza que o Brasil ainda não é autossuficiente em diesel, e isso se dá em razão do déficit de infraestrutura de refinarias, razão que ainda mantém a dependência da importação e que impacta nos preços. “Hoje o custo do diesel na produção é muito alto e só perde para a folha de pagamento”, assevera.

Dentre as vantagens do biodiesel, segundo Lassen, está o fato de ser um produto biodegradável, portanto, menos poluidor ao meio ambiente, além de ser de fonte renovável, cuja produção é considerada de carbono neutro.

“Mas tem algumas desvantagens, entre as quais o auto custo de produção, baixa estabilidade à oxidação, significa que degrada mais rápido. Além de ter problemas de fluxo à frio, ou seja, não toleram muito as baixas temperaturas o que pode significar dificuldade de partida do equipamento”, pondera.

Oeste Rural Show

O segundo dia da feira ainda vai contar com mais duas palestras, sobre confinamento na lavoura-pecuária e sobre a rochagem, uma forma de fertilização do solo com pó de terra.

Ao final do dia, a feira receberá a visita do governador Mauro Mendes.

Mais sobre a programação da feira, que segue até sábado (28), pela página no Instagram: @oesteruralshow.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.