Em primeira discussão, ALMT aprova isenção de taxa de CNH em caso de reprovação

Em primeira discussão, ALMT aprova isenção de taxa de CNH em caso de reprovação

Os deputados estaduais de Mato Grosso aprovaram, nesta quarta-feira (19), em primeira votação, um projeto de lei que garante duas provas práticas sem pagamento de nova taxa, caso a pessoa seja reprovada na primeira habilitação. Atualmente, o valor cobrado pelo Departamento de Trânsito (Detran-MT) é de R$ 40,34.

screenshot_1133-300x217 Em primeira discussão, ALMT aprova isenção de taxa de CNH em caso de reprovação
Novo formato de carteira de habilitação — Foto: Divulgação/Detran.RJ

O projeto é do deputado Dr. João (MDB). O parlamentar justifica que acha injusto o fato de diversos candidatos terem que pagar mais de uma vez pela prova prática porque, na maioria das vezes, é reprovada devido ao abalo emocional momentâneo diante da presença do instrutor ou até mesmo por excesso de rigor do examinador, como, por exemplo, deixar o veículo “afogar” – ou seja, desligar ao iniciar o trajeto.

“Entendemos ser direito do candidato que paga a primeira habilitação ter a oportunidade de realizar até duas provas práticas, sem a necessidade de pagamento de nova taxa, caso seja reprovado na prova prática inicial”, afirmou.

O deputado trabalhou como médico do Detran durante 22 anos e afirma que jovens e pessoas idosas, acima de 55 anos, são o público que mais reprova ao tirar a Carteria Nacional de Habilitação (CNH).

“O governo, hoje, está bem estabilizado economicamente. O Detran é um órgão extremamente arrecadador. Não é o fato de algumas poucas pessoas não pagarem a segunda vez que vai prejudicar o estado”, disse quando questionado sobre a possibilidade de o projeto ser declarado inconstitucional.

🔔 Clique no link, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Guia Lacerda e receba notícias em tempo real!

Adriano Monezi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *