Iguá conquista 1º lugar em ranking de saneamento da 100 Open Startups

No mês em que se comemora o Dia Nacional da Inovação (19/10), a Iguá Saneamento, controladora da Águas Pontes e Lacerda, conquista o 1º lugar na categoria saneamento, gestão de resíduos e infraestrutura, segundo o ranking das corporações do setor líderes em open innovation – o TOP Open Corps 2022, divulgado pela plataforma 100 Open Startups, na última terça-feira, 18 de outubro. O prêmio se consolidou como referência no mercado a partir de critérios que medem a intensidade do relacionamento de grandes empresas com startups. A empresa marcou presença também no ranking geral das 50 melhores empresas engajadas em inovação aberta. A entrega dos troféus aos vencedores acontece dia 8 de novembro, em São Paulo.

“Desde a criação da Iguá, há 5 anos, a inovação é um de nossos pilares e estar no topo das companhias de saneamento mais inovadoras do país é um reconhecimento que merece ser comemorado. Estamos colhendo o fruto da constância do nosso engajamento com o ecossistema ao longo do tempo e essa estratégia está alinhada ao propósito de sermos a melhor empresa de serviços de água e esgoto para o Brasil. Nosso compromisso é desenvolver soluções não apenas para nós, mas para o mercado como um todo”, pontua o COO da Iguá, Péricles Weber.

Investimentos robustos em inovação ajudam a explicar a presença da Iguá no topo do ranking da TOP Open Corps 2022. Pioneiro na aproximação do saneamento com o ecossistema de inovação, desde 2018 o projeto Iguá Lab convida startups a pensar, junto com profissionais e parceiros, em alternativas para os desafios do setor. Foram quase 800 startups contatadas desde o nascimento da Iguá, com mais de 250 conexões com diversos setores e ao menos 54 soluções testadas. Existem, hoje, 31 startups sob contrato, prestando diversos serviços inovadores para o grupo.

Internamente, a companhia também incentiva e apoia o desenvolvimento de soluções propostas por seus próprios colaboradores. Com o Festival de Inovação Iguá, realizado anualmente, os profissionais apresentam projetos, que uma vez reconhecidos, passam a ser replicados em diferentes operações do grupo. Este ano, o evento aconteceu em julho e contou com 49 projetos inscritos e 09 aprovados para o evento.

Com o uso da tecnologia avançada, a companhia busca também facilitar a vida das pessoas. No ano passado, foi lançado o programa de Digitalização da Água a fim de integrar tecnologias transversalmente ao setor, reforçando a dedicação do grupo em melhorar a experiência do cliente por meio de soluções digitais, além de gerar valor para a empresa com processos mais sustentáveis.

Uma dessas iniciativas é o Digi Iguá: um aplicativo que permite realizar pagamento de contas de água com cartão de crédito e PIX, gerar código de barras da fatura e emitir segunda via. Outro serviço a ser oferecido como uma grande inovação no Brasil é a visualização do consumo diário usando medidores inteligentes via IoT (Internet das Coisas). Esta medição inteligente adotada pela Iguá desenvolve sistemas e dispositivos em parcerias, e é um “cardápio tecnológico” para viabilizar a introdução de medidores que aprimoram a gestão operacional, possibilitando identificar vazamentos, fraudes, padrões de consumo, reduzindo as perdas e realizando testes de viabilidade de consumo pré-pago de água.

“Criar espaços com liberdade de ideias, tolerância ao erro e reconhecimento do esforço criativo mostram que a inovação faz parte do DNA da empresa”, conclui Weber.

O Ranking TOP Open Corps é parte do Ranking 100 Open Startups, que é publicado desde 2016 e chega a sua sétima edição em 2022. Além das TOP 100, também foram reconhecidas as corporações TOP 5 e TOP 10, em 25 categorias setoriais. As startups premiadas como líderes em open innovation no ano serão anunciadas em novembro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *