De mergulhão a alegrinho, 361 espécies de aves são vistas num único dia em MS
Cerca de 200 pessoas saíram às matas de Mato Grosso do Sul procurando espécies de pássaros para observar no último sábado (10). Divulgado hoje (14), o resultado dessa aventura foi o avistamento de 361 tipos apenas naquele dia. O número é impressionante porque corresponde a 56% do total de aves catalogadas no Estado, explicam as biólogas e mobilizadoras das expedições, Simone Mamede e Maristela Benites.
A observação foi feita simultaneamente em várias cidades do mundo na mesma data, no evento Global Big Day (Grande Dia Global) 2025. O município que mais teve pássaros avistados no Estado foi Porto Murtinho. Foram 214 espécies.
Ele ficou no top 5 global do dia dedicado à passarinhar. Em Murtinho e em Corumbá foram feitos dois novos registros fotográficos de pássaros na data: do mergulhão-caçador e da marreca-de-coleira. Ainda em Porto Murtinho, pássaros migratórios e típicos do Chaco como capacetinho, pica-pau-de-barriga-preta e alegrinho-do-chaco foram avistados.
Outras cidades que se destacaram na observação foram Naviraí, Bonito, Campo Grande, Dourados, Ladário e Glória de Dourados. “Todos os municípios de Mato Grosso do Sul são destinos especiais para a observação de aves com grande riqueza de espécies. Campo Grande, reconhecida por lei como capital do turismo de observação de aves, abriga espécies exclusivas do Cerrado e tem atraído muitos observadores, uma vez que mantém áreas verdes urbanas importantes para a saúde ambiental representada pela presença das aves”, detalhou Maristela Benites, que é diretora do Instituto Mamede e uma das criadoras do projeto Vem Passarinhar MS, que estimula o Global Big Day pelo MS.
Um dos observadores do Parque Prosa, na Capital, foi Cauê Possas. Ele fala sobre a experiência. “Foi uma manhã muito legal, vi uma ave em específico que me deixou maravilhado! Seu nome é caburé.
Ela é uma coruja rajada que faz um enorme espetáculo, com seu canto ela atrai muitos passarinhos, pois sendo uma predadora de filhotes, os passarinhos vêm defender seus ninhos, e aí começa o show de aves”, disse. Integrante do Clube de Observadores de Aves de Dourados, Suzana Arakaki levou os netos gêmeos Miguel e Gustavo para ver os pássaros. “O tempo chuvoso não facilitou, mas conseguimos registrar 65 espécies no Parque Paragem Dourados.
Também observamos aves no Sítio Laranja doce, no distrito de Vila Vargas, no Parque Primo Fioravante e na Mata do Coqueiro”, descreveu. Os meninos a acompanharam em parte da expedição. “É o segundo Big Day deles, que observam aves desde bebês no quintal da vovó e já sabem identificar várias espécies de aves”, completa.
Ranking internacional – Mato Grosso do Sul ficou no top 10 do Brasil para observação de aves no Global Big Day. Além disso, teve quatro dos dez melhores pontos de observação eleitos no país. A Fazenda Barranco Alto e a Pousada Aguapé em Aquidauana, e o Parque Estadual Várzeas do Ivinhema em Jateí estão entre eles.
Benites ressalta que essas posições revelam o potencial da observação de aves no Estado para o turismo, pesquisa e atividades educativas. “Isso mostra que a observação de aves está se consolidando em Mato Grosso do Sul com grande potencial a ser aproveitado para o turismo, a ciência e a educação. A cada edição do Big Day, novos entusiastas se unem a essa prática, que alia contemplação da biodiversidade, valorização e celebração da vida”, finaliza.
🔔 Clique no link, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Guia Lacerda e receba notícias em tempo real!