Cordelista Aurineide Alencar transforma clássicos da literatura em obras acessíveis

A magia dos contos infantis ganha novos versos, rimas e vozes no projeto Cordel Conta o Conto, da cordelista Aurineide Alencar, que transforma clássicos da literatura em obras acessíveis e cheias de identidade cultural. A iniciativa contempla a produção e a impressão de uma coleção infantil com 10 releituras de contos populares no formato de literatura de cordel, além da gravação de todos os títulos em vídeos com recursos de acessibilidade, como legendas e interpretação em Libras.O material audiovisual será lançado nas redes sociais e no YouTube em formato de videobook, tornando o projeto acessível também para crianças com deficiência auditiva ou visual. Já os livretos impressos contam com QR codes que direcionam diretamente para os vídeos, promovendo a integração entre os formatos físico e digital.O lançamento oficial da coleção foi realizado na noite de sábado, na Sitioca Cantinho do Cordel, em Dourados, onde reside a autora, e os exemplares da obra impressa também começaram a ser distribuídos em escolas e bibliotecas do município desde o início desta semana.A partir de agora, o projeto seguirá em circulação por feiras, escolas, universidades e exposições no Estado por meio da Cordelteca Itinerante Cantinho do Cordel.
Com isso, a iniciativa amplia o alcance da literatura de cordel, ainda pouco difundida em Mato Grosso do Sul, e incentiva o hábito da leitura de forma lúdica e democrática.ACESSO À POESIASegundo Aurineide, a proposta nasceu da vivência com o público e do desejo pessoal de tornar o cordel acessível a todos. “Tenho uma neta com deficiência auditiva e percebi como é difícil encontrar literatura acessível. Com esse projeto, queremos romper barreiras e mostrar que o cordel também pode abraçar a diversidade.
É uma forma de garantir que todas as crianças tenham acesso à poesia, à cultura popular e à fantasia dos contos”, afirma.TÍTULOSA coleção inclui os seguintes títulos: “Os Três Porquinhos”, “O Patinho Feio”, “João e o Pé de Feijão”, “O Mágico de Oz”, “A Festa no Céu”, “Cachinhos de Ouro”, “Chapeuzinho Vermelho”, “As Sapatilhas de Sofia”, “João e Maria” e “O Gato de Botas”, todos adaptados em versos rimados no estilo tradicional do cordel.O videobook foi produzido pela Irmãos Rotta Produções e o projeto foi contemplado pelo edital Pnab no 8/2024, uma realização do governo federal e do Ministério da Cultura, com apoio da prefeitura de Dourados e da Secretaria Municipal de Cultura do município.PROFESSORANascida em Catolé do Rocha, no sertão da Paraíba, a 400 quilômetros da capital João Pessoa, a autora mudou-se com a família para Dourados há mais de 40 anos e, sem nunca se afastar do cordel, tornou-se uma grande representante das tradicionais rimas nordestinas em Mato Grosso do Sul.Antes mesmo de frequentar a escola na cidade natal, Aurineide se alfabetizou, praticamente por conta própria, com a ajuda dos folhetos que costumavam trazer uma xilogravura na capa. E fez dessa experiência o seu diferencial como professora.Trinta anos depois, já aposentada e com dezenas de folhetos de sua própria autoria publicados, ela transformou seu ousado projeto educativo e literário em um sonho sobre rodas. Adaptou uma Kombi para dar vida à Cordelteca Itinerante, com a qual tem circulado para propagar uma arte que nasceu, e em grande parte ainda se mantém, nas mãos e mentes masculinas.COISA DE FAMÍLIAA chegada no Estado, em agosto de 1983, foi por Deodápolis, com os pais, os irmãos e a família de uma tia.
Tempos depois, começou a estudar letras em Dourados, graduou-se e passou a dar aulas.“Vivi em Catolé do Rocha até os 18 anos. Essas duas famílias vieram em busca de melhorias, já que nessa época a vida do sertão era muito difícil, principalmente em família numerosa. O cordel faz parte da minha vida desde que eu nasci, pois naquela região, até os dias de hoje, usa-se muito o sistema de cantorias, existem festivais de repentistas.
Tanto que, em quase toda família, tem um metido a ser cantador, violeiro, essas coisas”, conta Aurineide.Assine o Correio do Estado@@NOTICIAS_RELACIONADAS@@.
🔔 Clique no link, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Guia Lacerda e receba notícias em tempo real!