Guarda Ambiental resgata 60 galos vítimas de maus-tratos em rinha fluminense


A Guarda Ambiental de Barra Mansa, no Rio de Janeiro, apreendeu nessa quarta-feira (3) 60 galos que supostamente eram utilizados para a realização de rinhas no bairro Jardim América. Os agentes chegaram ao local após denúncia anônima de maus-tratos.
Algumas aves estavam presas em pequenas baias e apresentavam ferimentos e indício de que estavam sendo utilizadas na realização da prática criminosa.
- Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!
Segundo o veterinário da Vigilância em Saúde Ambiental, Gilberto Bruno, alguns galos estavam feridos e presos em espaços de apenas 1 metro de altura com teto de zinco, o que gera estresse térmico.
O veterinário conta que os animais estavam sob condições insalubres e que o local não era adequado para a criação.
“Algumas baias estavam com muitas fezes. Sem contar que em uma área urbana é proibida a criação de animais de produção, como porcos, ovinos e as aves encontradas. O dono do local não possui registro de criador, o que se enquadra em uma prática irregular”, destaca.
Veterinários da Secretaria Municipal de Proteção e Bem-Estar dos Animais também estão acompanhando o caso.
O responsável pelo local foi encaminhado à 90ª DP para registro da ocorrência. A prática de rinhas e a situação em que os animais foram encontrados configuram crime de maus-tratos, previsto no artigo 32 da Lei Federal 9.605/1998. A Lei Municipal 4.330/2014 prevê multa de até R$ 600 por animal.
O post Guarda Ambiental resgata 60 galos vítimas de maus-tratos em rinha fluminense apareceu primeiro em Canal Rural.
Conteúdo importado automaticamente pelo HOST Portal News
🔔 Clique no link, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Guia Lacerda e receba notícias em tempo real!