SP: Policial acusado de matar lutador Leandro Lo é demitido da PM

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) demitiu o 1° Tenente da Polícia Militar de São Paulo, Henrique Otávio Oliveira Velozo, acusado de matar o campeão mundial de jiu-jitsu Leandro Lo. A demissão foi publicada no Diário Oficial desta segunda-feira (22), e cumpre decisão do TJMSP (Tribunal de Justiça Militar) proferida em junho.
A exoneração está fundamentada no Artigo 23, Inciso I, alínea “c”, da Lei Complementar nº 893, de 2001, que determina que um oficial da PM “pode ser demitido se for considerado inidôneo moral ou profissionalmente para a promoção ou se revelar incompatibilidade para o exercício da função policial-militar, mediante sentença passada em julgado no tribunal competente”.
A demissão ocorre pouco mais de três anos após a morte do lutador, em agosto de 2022. Leandro Lo, octacampeão mundial da modalidade, estava em um show no Clube Sírio, na zona Sul de São Paulo, quando foi baleado na cabeça. De acordo com as investigações, Lo se envolveu em uma discussão com o PM. Em um primeiro momento, o lutador teria derrubado Velozo, que o teria provocado.
O PM, então, teria se retirado do local e retornado armado, efetuando um disparo fatal na cabeça do atleta. Após o disparo, o policial ainda teria chutado Lo duas vezes, mesmo com o lutador já desacordado no chão, antes de deixar o local.
No dia seguinte, Henrique Velozo se apresentou à Corregedoria da Polícia Militar e foi conduzido à delegacia para prestar depoimento. A Justiça decretou prisão temporária, que posteriormente foi convertida em preventiva. O PM foi indiciado por homicídio por motivo fútil.
Com a demissão, o PM deixa de receber o soldo de R$ 10,8 mil que havia sido garantido pelo STF até que o caso fosse concluído na Justiça Militar.
A CNN entrou em contato com a defesa do PM enrique Otávio Oliveira Velozo e aguarda retorno.
Conteúdo importado automaticamente pelo HOST Portal News
🔔 Clique no link, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Guia Lacerda e receba notícias em tempo real!