Drones no aeroporto de Copenhague tinham “operador competente”, diz polícia

Drones no aeroporto de Copenhague tinham “operador competente”, diz polícia

A polícia dinamarquesa informou nesta terça-feira (23) que os drones que fecharam o principal aeroporto do país na segunda-feira (22) pareciam ter sido pilotados por “um operador capacitado”, buscando demonstrar certas habilidades, acrescentando que nenhum suspeito havia sido identificado.

Os aeroportos de Copenhague e Oslo, os dois mais movimentados da região nórdica, ficaram fechados por horas após drones serem observados no espaço aéreo na noite de segunda-feira, deixando dezenas de milhares de passageiros retidos devido ao desvio de voos.

“Concluímos que se tratava do que chamaríamos de um operador capacitado”, informou o superintendente-chefe da polícia dinamarquesa, Jens Jespersen, a repórteres nesta terça-feira. “É um ator que tem as capacidades, a vontade e as ferramentas para se exibir dessa maneira”, continuou, acrescentando que era muito cedo para dizer se os incidentes na Dinamarca e na Noruega estavam relacionados.

Autoridades não falam sobre publicação de Zelensky

A polícia dinamarquesa se recusou a comentar uma publicação na rede social X do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, sem fornecer provas, de que a Rússia estava por trás da violação do espaço aéreo de Copenhague.

“Não posso dizer nada sobre isso. Não é porque eu não queira, é porque simplesmente não sei”, declarou Jespersen.

O Ministério das Relações Exteriores da Dinamarca não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

A embaixada russa em Copenhague não retornou aos pedidos de comentário feitos por telefone e e-mail.

A Alemanha e outros países europeus, nos últimos anos, abriram investigações sobre repetidos voos de drones sobre infraestruturas críticas, o que levantou suspeitas de espionagem.

Drones surgiram de diferentes direções e desapareceram depois

O Aeroporto de Copenhague KBHL.CO ficou fechado por quatro horas quando dois ou três drones de grande porte foram vistos voando em suas imediações, informaram autoridades, enquanto o Aeroporto de Oslo ficou fechado por três horas após dois avistamentos, segundo a polícia local.

Jespersen disse que os drones na Dinamarca vieram de várias direções diferentes, ligando e desligando luzes, antes de finalmente desaparecerem após várias horas.

A polícia estava investigando diversas hipóteses sobre a origem dos drones, incluindo a de que eles podem ter sido lançados de navios, explicou Jespersen.

O principal aeroporto da Dinamarca está localizado perto de uma movimentada rota marítima, onde embarcações entram e saem do Mar Báltico.

Copenhague desviou 31 voos para outros aeroportos, causando efeitos colaterais que atrasaram ou cancelaram cerca de 100 voos e afetaram cerca de 20 mil passageiros, informou um porta-voz a repórteres nesta terça-feira.

Houve uma série de interrupções nos aeroportos europeus nos últimos dias.

Um ataque cibernético na sexta-feira (19) derrubou os sistemas de check-in e embarque fornecidos pela Collins Aerospace, uma unidade da RTX RTX.N, afetando as operações nos aeroportos de Heathrow, em Londres, Berlim e Bruxelas.

Durante o fim de semana e na segunda-feira (22), as consequências continuaram a prejudicar as viagens na região.


Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/drones-no-aeroporto-de-copenhague-tinham-operador-competente-diz-policia/

Conteúdo importado automaticamente pelo HOST Portal News

🔔 Clique no link, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Guia Lacerda e receba notícias em tempo real!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *