Estado identifica foco de praga que prejudica plantio de banana


O governo do Acre confirmou a presença da praga quarentenária conhecida como moko da bananeira (Ralstonia solanacearum raça 2) em uma propriedade rural no município de Rodrigues Alves, no interior do estado. A detecção foi feita após notificação do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/AC) e confirmada por exame laboratorial no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA/GO), do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
O moko é uma doença bacteriana que atinge principalmente a cultura da banana, provocando murcha, amarelecimento e morte das plantas infectadas, o que pode gerar grandes prejuízos à produção agrícola.
- Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!
Segundo o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf/AC), já estão em andamento medidas para erradicar o foco, incluindo o levantamento da área afetada, fiscalização fitossanitária, orientações técnicas a produtores e ações de biossegurança previstas na Instrução Normativa SDA/Mapa nº 17, de 2009.
Produtores da região são orientados a redobrar a atenção para sintomas como folhas amareladas e murchas, escurecimento do pseudocaule, rizoma e engaço, além da podridão seca dos frutos. Em caso de suspeita, a recomendação é acionar imediatamente o Idaf. O órgão também alerta para a importância do uso de mudas certificadas e livres de pragas.
O instituto destacou que a colaboração da comunidade rural é essencial para conter a disseminação da bactéria e reforçou seu compromisso em apoiar os agricultores com suporte técnico e informações.
O post Estado identifica foco de praga que prejudica plantio de banana apareceu primeiro em Canal Rural.
Conteúdo importado automaticamente pelo HOST Portal News
🔔 Clique no link, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Guia Lacerda e receba notícias em tempo real!