Beija-Flor junta 2 sambas para homenagear o maior candomblé de rua do mundo

A Beija-Flor de Nilópolis anunciou, na madrugada de sexta-feira (26), que vai juntar dois sambas concorrentes para formar a obra que levará para a Marquês de Sapucaí no Carnaval de 2026. A atual campeã da folia carioca apresentará um enredo sobre o Bembé do Mercado, o maior candomblé de rua do mundo, de Santo Amaro (BA).
Os dois sambas chegaram à final da eliminatória da agremiação da Baixada Fluminense e disputam o posto de hino oficial da escola para o próximo desfile. Em meio ao impasse, a Beija-Flor decidiu aproveitar trechos das duas obras.
A lista de compositores do samba final é composta por Sidney de Pilares, Marquinhos Beija-Flor, Chacal do Sax, Cláudio Gladiador, Marcelo Lepiane, João Conga, Diego Oliveira, Diogo Rosa, Manolo, Julio Alves e Léo do Piso.
O desfile da agremiação será novamente assinado por João Vitor Araújo, carnavalesco responsável pelo desfile sobre Laíla que levou a azul e branco de Nilópolis ao título no Carnaval deste ano.
O Bembé do Mercado é o maior candomblé de rua do mundo e reúne, todos os anos, no dia 13 de maio, mais de 60 terreiros de religiões de matriz africana em Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo Baiano. Realizada desde 1889, ano seguinte à assinatura da Lei Áurea, a celebração “reafirma a ocupação do espaço público pelo povo preto — desde quando a liberdade ainda era apenas uma utopia”, conforme diz o texto publicado pela escola em suas redes sociais.
A Beija-Flor tentará seu 16º título do Carnaval carioca e será a segunda escola a desfilar na segunda-feira de Carnaval (16 de fevereiro). Confira aqui a ordem completa dos desfiles do Grupo Especial do Rio de Janeiro em 2026.
Veja como ficou a junção dos sambas da Beija-Flor
View this post on Instagram
Como surgiu o Carnaval e por que ele se tornou tão popular no Brasil
Conteúdo importado automaticamente pelo HOST Portal News
🔔 Clique no link, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Guia Lacerda e receba notícias em tempo real!