Começou o Festival Audiovisual Bariloche com o Brasil como país convidado

O Festival Audiovisual Bariloche (FAB), um dos eventos cinematográficos mais importantes da Patagônia argentina, chega à sua 13ª edição com uma programação que homenageia o cinema latino-americano. Nesta ocasião, o Brasil é o país convidado, celebrando sua produção cinematográfica contemporânea. Até 5 de outubro, Bariloche se transformará em um ponto de encontro para cineastas, produtores, estudantes e o público em geral, com a exibição de 107 produções, incluindo competições de longas e curtas-metragens da Argentina, Chile e de toda a América Latina.

No âmbito desta edição, o cinema brasileiro terá um lugar de destaque com a exibição dos curtas-metragens “Luci y la Tierra”, de Kátia Klock, e “El Cuidado Invisible”, de Clara Antunes. As duas diretoras, convidadas ao FAB com o apoio da Embaixada do Brasil na Argentina, estarão presentes no festival para apresentar suas obras e participar de uma conversa sobre a produção cinematográfica no Brasil e o papel fundamental das mulheres na indústria audiovisual. A exibição será na sexta-feira, 3 de outubro, às 17h30, na Biblioteca Sarmiento.

Além disso, “Tapando Buracos” (foto), de Pally e Laura Fragoso, participará da Competencia Latinoamericana de Cortometrajes. O programa inclui ainda “Gallina”, de Ana Arza (Paraguai); “Wayak”, de Juan Romo (México); “Ovejas y Lobos”, de Alex Fischman Cárdenas (Peru); “El Canon”, de Martín Seeger (Chile); e “La Ciudad Soñada”, de Mateo Salom e Candelaria Rodríguez (Uruguai).

O Brasil também está presente na Competencia Latinoamericana de Largometrajes do FAB com “Suçuarana”, de Clarissa Campolina e Sérgio Borges, um drama sobre o desenraizamento e a busca por comunidade em uma região mineradora brasileira. O filme será exibido em sessão única na quinta-feira, 2 de outubro, às 17h, no Cine Sunstar, localizado no Shopping Patagonia.

O Festival Audiovisual Bariloche é organizado pela Secretaría de Cultura del Gobierno de Río Negro, com o apoio do Consejo Federal de Inversiones, da Secretaría de Cultura de la Nación, da Municipalidad de San Carlos de Bariloche, da Universidad Nacional de Río Negro, do INCAA e de associações do setor audiovisual, entre as quais se encontram Argentores, DAC, Fundación SAGAI, APIMA, AADA, ADF, EDA e AAC.

A programação completa do festival pode ser conferida em www.festivalfab.com.ar.


Fonte: https://revistadecinema.com.br/2025/10/comecou-o-festival-audiovisual-bariloche-com-o-brasil-como-pais-convidado/

Conteúdo importado automaticamente pelo HOST Portal News

🔔 Clique no link, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Guia Lacerda e receba notícias em tempo real!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *