Borderlands se tornou um sucesso graças à falta de concorrência, afirma CEO
A Gearbox Entertainment aponta a falta de competidores de qualidade no gênero looter shooter como principal motivo para o sucesso contínuo da franquia Borderlands. Em recente entrevista à BBC, Randy Pitchford, CEO da empresa, destacou por que Borderlands 4 segue dominando o mercado mesmo após o lançamento do primeiro título da série em 2009.
O executivo admitiu que esperava o surgimento de fortes concorrentes após o lançamento do primeiro Borderlands. “Estaríamos mortos, porque não poderíamos competir com muitas outras empresas, especialmente naquela época”, confessou, referindo-se ao cenário de 2009.
Sobre a ausência de concorrentes de peso, Pitchford afirmou que outros desenvolvedores “não pensam nesse nível”. Para ele, muitos jogos do gênero são criados por análise de mercado, não por uma visão criativa genuína. “É um impulso comercial ou um desejo de ser algo que você não é”, criticou.
Segundo Pitchford, a mecânica central que envolve encontrar equipamentos e decidir se representam uma melhoria para o personagem é extremamente gratificante para o cérebro humano. “Reduzimos esse processo de tomada de decisão a um momento simples com esta interface no sistema. É um ciclo satisfatório. É uma decisão gratificante. Nossos cérebros precisam fazer isso, e nossos cérebros gostam de fazer isso”, explicou.
O CEO da Gearbox foi além na análise, conectando o sistema de loot do jogo a aspectos evolutivos da cognição humana: “Quanto mais exercitamos esse músculo, não apenas no videogame, mas literalmente na vida – isso é o que separa nossa espécie de muitas outras, e como desenvolvemos a linguagem e todos os tipos de altos níveis de consciência”.
Fonte: Gaming Bolt
Fonte: https://www.gamevicio.com/noticias/2025/10/borderlands-4-falta-de-concorrentes/
Conteúdo importado automaticamente pelo HOST Portal News
🔔 Clique no link, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Guia Lacerda e receba notícias em tempo real!