Panamá e EUA fazem treinamento conjunto em meio a tensões com a Venezuela

A polícia panamenha e militares dos Estados Unidos realizaram um treinamento conjunto de sobrevivência na selva na quarta-feira (22) na antiga base militar americana de Fort Sherman, perto da cidade de Colón, no Panamá, em meio à escalada das tensões entre os Estados Unidos, Venezuela e Colômbia.
O treinamento, parte de um programa de cooperação bilateral, coincidiu com a primeira operação militar americana conhecida no Pacífico, sob a nova ofensiva do presidente Donald Trump contra o tráfico de drogas.
A iniciativa levou a pelo menos sete ataques no Caribe e aumentou as tensões dos EUA com a Venezuela e a Colômbia.
Os exercícios, realizados em Fort Sherman — agora uma instalação policial panamenha perto da entrada atlântica do Canal do Panamá — utilizaram a densa vegetação tropical e as estruturas abandonadas do local como campo de treinamento para tropas americanas e policiais panamenhas.
“Estamos nos concentrando na promoção mútua de treinamento e confiança”, declarou a coronel Ada Cotto, comandante do contingente americano.
O treinamento inclui técnicas de sobrevivência, manobras táticas e rastreamento em terrenos de selva, buscando fortalecer a cooperação em segurança regional, aprimorar a interoperabilidade entre as forças de ambas as nações e fortalecer a preparação para desastres naturais e ameaças transnacionais.
Conteúdo importado automaticamente pelo HOST Portal News
🔔 Clique no link, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Guia Lacerda e receba notícias em tempo real!