Não tem obstáculo que impeça negociações entre Brasil e EUA, diz CNI
Em entrevista à CNN, o presidente da CNI (Confederação Nacional da Indústria), Ricardo Alban, avaliou que a relação comercial entre o Brasil e os Estados Unidos apresenta um cenário favorável para negociações, sem obstáculos significativos que possam impedir avanços. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Donald Trump realizaram uma reunião bilateral, neste domingo (26), na Malásia.
Alban lembrou que, durante a pandemia de Covid-19, mesmo com taxa zero para importação do etanol pelos EUA, não houve exportações para o Brasil. “Novas possibilidades estão sendo exploradas, como o uso do etanol para abastecer grandes navios, substituindo o bunker oil, uma alternativa que poderia criar um novo mercado para o produto”, analisou o representante.
Lula e Trump tiram foto oficial durante encontro na Malásia; veja
Lula falou sobre "injustiça" da aplicação da Lei Magnistky, diz secretário
Negociações entre EUA e Brasil serão rápidas e continuarão hoje, diz Vieira
Terras raras e minerais críticos
As negociações entre os países têm se concentrado em soluções inovadoras e tecnológicas. Alban enfatizou que, ao discutir indústria e modernidade, é fundamental abordar inovação e tecnologia, aspectos em que ambos os países podem colaborar significativamente.
“O Brasil possui um importante atrativo para os Estados Unidos: as terras raras e minerais críticos, considerados elementos estratégicos para a economia americana. O país é considerado a terceira maior reserva desses recursos, com potencial para possuir reservas ainda maiores, devido à exploração geológica ainda não completamente realizada em todo o território nacional”, destacou.
Alban afirmou ainda que, do ponto de vista geopolítico, não há interesse dos Estados Unidos em manter um afastamento prolongado do Brasil, considerando a importância do país como player na América Latina.
Conteúdo importado automaticamente pelo HOST Portal News
🔔 Clique no link, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Guia Lacerda e receba notícias em tempo real!
