Chuvas acima de 200 mm atingirão o Brasil nesta semana, alerta Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê uma semana de condições climáticas marcantes em todo o Brasil, com destaque para calor, chuvas volumosas e baixos índices de umidade em várias regiões do país.
- Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!
Região Norte
Na Região Norte, áreas de instabilidade devem se concentrar em grande parte dos estados, especialmente Amazonas, Acre, norte de Rondônia, sul de Roraima e sudoeste do Pará, com volumes de chuva podendo superar 100 mm em alguns pontos.
Em contraste, Amapá, Tocantins e regiões norte e leste do Pará terão precipitação média abaixo de 10 mm, com chuvas isoladas. A umidade relativa do ar tende a permanecer elevada na maior parte da região, mas poderá ficar abaixo de 30% em pontos específicos.
Chuvas no Nordeste
No Nordeste, as chuvas serão isoladas, principalmente em áreas litorâneas da Bahia, Sergipe e Alagoas, além de pancadas localizadas no centro-norte do Maranhão. Os maiores acumulados não devem ultrapassar 10 mm, enquanto a umidade relativa do ar poderá cair abaixo de 30%, chegando a menos de 20% no oeste da Bahia.
Acumulados acima de 100 mm
Na Região Centro-Oeste, Mato Grosso terá chuvas bem distribuídas, com volumes abaixo de 100 mm até o dia 31, aumentando gradualmente no centro-sul do estado para até 60 mm. No Mato Grosso do Sul, os acumulados podem superar 100 mm, e no sul de Goiás, até 60 mm. O Distrito Federal terá aumento das chuvas em forma de pancadas, com umidade relativa em torno de 30% em áreas do leste de Mato Grosso, norte de Goiás e no DF.
Precipitações volumosas no Sudeste
O Sudeste registrará precipitações volumosas, com acumulados superiores a 80 mm em São Paulo e Rio de Janeiro, e mais de 200 mm no centro-sul de Minas Gerais, devido à aproximação de sistemas frontais. Entretanto, o interior de São Paulo e Minas Gerais terá baixos índices de umidade, abaixo de 30%. As temperaturas máximas variam entre 16°C e 30°C, dependendo da região, com mínimas entre 14°C e 18°C no leste da região.
Frio no Sul
Na Região Sul, a chuva ocorrerá em episódios, inicialmente no litoral, avançando pelo oeste ao longo da semana, com acumulados que podem ultrapassar 150 mm no Paraná. As temperaturas máximas iniciarão amenas, entre 14°C e 26°C, e vão se elevar progressivamente para 26°C a 28°C.
As mínimas variam de 8°C a 18°C, com possibilidade de geada nas regiões serranas até o amanhecer do dia 30. A umidade relativa do ar ficará abaixo de 40% em alguns períodos.
E as temperaturas?
Quanto às temperaturas, o centro-norte do país terá máximas elevadas, enquanto a primeira metade da semana no Sul e leste de São Paulo terá temperaturas mais baixas devido à incursão de uma frente fria, seguida por elevação gradual nos demais dias. No Norte, as máximas podem superar 34°C, com mínimas entre 24°C e 26°C.
No Centro-Oeste, o calor aparece com força, com máximas de 30°C a 36°C e mínimas de 12°C a 24°C. No Nordeste, máximas acima de 36°C em áreas do oeste da Bahia, interior do Maranhão e do Piauí, e mínimas entre 16°C e 26°C.
O post Chuvas acima de 200 mm atingirão o Brasil nesta semana, alerta Inmet apareceu primeiro em Canal Rural.
Fonte: https://www.canalrural.com.br/tempo/chuvas-de-ate-200-mm-atingem-o-brasil-nesta-semana-alerta-inmet/
Conteúdo importado automaticamente pelo HOST Portal News
🔔 Clique no link, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Guia Lacerda e receba notícias em tempo real!

