Consumidores gastam duas vezes mais em remakes do que em remasters de jogos, aponta pesquisa
Um levantamento recente da Ampere Analysis revela que, nos últimos dois anos, jogadores gastaram cerca de duas vezes mais em remakes de jogos do que em remasters. Entre 2024 e 2025, remakes e remasters lançados em plataformas como PC via Steam, PlayStation e Xbox atraíram 72,4 milhões de jogadores, que juntos desembolsaram aproximadamente US$ 1,4 bilhão em versões completas e microtransações.
Ao analisar 42 títulos (15 remakes e 27 remasters), a pesquisa apontou que, em média, os gastos com um remake foram 2,2 vezes maiores do que com um remaster. Apesar do potencial de atrair novos públicos e revitalizar franquias clássicas, remakes exigem investimentos maiores em desenvolvimento, marketing e tempo.
Já os remasters têm custo mais baixo e retorno mais rápido, mas tendem a gerar menos engajamento. Uma exceção foi The Elder Scrolls IV: Oblivion Remastered, que alcançou US$ 180 milhões em gastos dos consumidores e 7 milhões de usuários ativos mensais.
Leia Mais

“À medida que os custos de desenvolvimento de jogos e IPs aumentam, as publishers estão cada vez mais recorrendo ao seu catálogo antigo para remakes e remasters mais econômicos. Editores que precisam escolher entre um remake completo ou um remaster precisam equilibrar planejamento da franquia, risco de investimento, idade do conteúdo, suporte às plataformas e outros fatores ao decidir qual caminho seguir”, disse Katie Holt, analista sênior da Ampere Analysis.
Fonte: VGC
Console retrô: 5 modelos em oferta na Amazon e 5 volantes com pedais para aproveitar jogos de corrida ao máximo
Fonte: https://www.gamevicio.com/noticias/2025/11/consumidores-gastam-duas-vezes-mais-em-remakes/
Conteúdo importado automaticamente pelo HOST Portal News
🔔 Clique no link, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Guia Lacerda e receba notícias em tempo real!
