Trump diz que planeja vender caças F-35 para a Arábia Saudita
O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (17) que planeja vender caças F-35 para a Arábia Saudita, uma medida controversa que pode alterar o equilíbrio militar no Oriente Médio.
“Nós faremos isso. Nós venderemos F-35s”, disse Trump a repórteres no Salão Oval quando questionado sobre a venda dos jatos, que custam US$ 100 milhões cada.
Os comentários do presidente americano surgem no momento em que ele se prepara para receber o príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman na Casa Branca, na terça-feira (18), para uma visita com todas as formalidades diplomáticas, incluindo uma cerimônia de boas-vindas e um jantar de gala.
A Arábia Saudita há muito tempo busca os F-35, um dos caças militares mais avançados do mundo. Mas Israel — o único país do Oriente Médio que possui esses caças — está preocupado em manter sua superioridade militar.
A venda representaria uma mudança política significativa ao testar a definição de Washington sobre a manutenção da “vantagem militar qualitativa” de Israel.
O Congresso poderia bloquear as licenças de exportação dos F-35 para a Arábia Saudita, embora isso seja incomum.
Trump tem se esforçado para cultivar uma relação próxima com o reino e seus líderes, buscando expandir os Acordos de Abraão para incluir a normalização das relações entre a Arábia Saudita e Israel.
Na segunda-feira (17), ele chamou a Arábia Saudita de “grande aliada”.
Conteúdo importado automaticamente pelo HOST Portal News
🔔 Clique no link, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Guia Lacerda e receba notícias em tempo real!

