Nova imagem mostra o cometa 3I/ATLAS em plena atividade

Nova imagem mostra o cometa 3I/ATLAS em plena atividade

Uma imagem registrada segunda-feira (17) pelo astrofotógrafo Efrain Morales, em Aguadilla, Porto Rico, traz novos detalhes da atividade do cometa 3I/ATLAS, quase três semanas depois que o objeto atingiu o periélio (ponto de aproximação máxima com o Sol), em 29 de outubro

Publicado no SpaceWeather Gallery, o registro mostra o visitante interestelar com uma coma bem ativa e uma cauda alongada, indicando que o aquecimento solar continua impulsionando a liberação de gás e poeira.

Efrain-Morales-3I-ATLAS-920x1024 Nova imagem mostra o cometa 3I/ATLAS em plena atividade
Cometa 3I/ATLAS registrado em 17 de novembro de 2025 a partir de Aguadilla, Porto Rico. Crédito: Efrain Morales via Spaceweather.com

Detalhes que chamam atenção na imagem do 3I/ATLAS

A foto de Morales evidencia uma cauda fina e definida, orientada pelo vento solar, e uma coma (nuvem de gás em torno do núcleo) assimétrica, sinais típicos de cometas que estão perdendo material em alta velocidade. 

Mesmo enfraquecido após o periélio, o 3I/ATLAS exibe um nível de emissão surpreendente, já que objetos interestelares costumam perder brilho rapidamente, como ocorreu com o cometa 2I/Borisov em 2019 (o segundo corpo celeste de fora do Sistema Solar detectado pelos astrônomos).

O 3I/ATLAS é apenas o terceiro objeto interestelar já observado visitando o Sistema Solar. Isso significa que cada fotografia desse tipo é um registro raro, capaz de revelar como se comportam corpos formados em outros lugares da Via Láctea. A estrutura da cauda vista na imagem de Morales ajuda a entender:

  • o tamanho e a densidade das partículas ejetadas;
  • como o cometa responde ao vento solar;
  • a evolução da atividade após a passagem pelo Sol.

Registros de agências espaciais oficiais, observatórios e instituições de renome, bem como de astrônomos amadores e independentes em todo o mundo servem como dados comparativos diretos para modelos de dinâmica e composição de cometas interestelares.

Outras imagens também comprovam que o cometa interestelar 3I/ATLAS ainda mantém a atividade mesmo após se afastar do Sol. Um registro recente do Projeto Telescópio Virtual, um serviço do Observatório Bellatrix, na Itália, mostra o objeto na constelação de Virgem com uma cauda iônica estreita e bem definida, resultado da interação intensa com o vento solar. Essa estrutura surge quando a radiação ultravioleta ioniza o gás liberado pela coma, permitindo que o vento solar empurre as partículas para longe da estrela.

3I-ATLAS-Virtual-Telescope-Project-1024x885 Nova imagem mostra o cometa 3I/ATLAS em plena atividade
O cometa interestelar 3I/ATLAS capturado pelo Projeto Telescópio Virtual no início a madrugada de 11 de novembro de 2025, mostrando um núcleo brilhante e uma cauda iônica bem definida. Crédito: Gianluca Masi/Projeto Telescópio Virtual

Leia mais:

NASA vai revelar imagens inéditas do cometa feitas do espaço

Nesta quarta-feira (19), a NASA vai realizar uma transmissão ao vivo para apresentar imagens inéditas do cometa interestelar 3I/ATLAS – e você pode acompanhar tudo em detalhes com o Olhar Digital

Sediado no Centro de Voos Espaciais Goddard, em Maryland, o evento vai reunir especialistas para explicar o material coletado por diferentes missões espaciais da agência. Saiba mais detalhes e como assistir aqui.

O post Nova imagem mostra o cometa 3I/ATLAS em plena atividade apareceu primeiro em Olhar Digital.


Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/11/19/ciencia-e-espaco/nova-imagem-mostra-o-cometa-3i-atlas-em-plena-atividade/

Conteúdo importado automaticamente pelo HOST Portal News

🔔 Clique no link, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Guia Lacerda e receba notícias em tempo real!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *