Operação mira influenciadores que promovem soltura de balões em SP
A Polícia Militar Ambiental, em parceria com o MPSP (Ministério Público de São Paulo), deflagrou nesta terça-feira (25) a Operação Bancada, que mira influenciadores digitais suspeitos pela fabricação e comercialização clandestina de balões. De acordo com a investigação, eles promoviam e monetizavam conteúdos em cima desta prática.
São cumpridos 31 mandados de busca e apreensão, com a participação de 170 policiais militares. A maior concentração de apreensões ocorre na Rua Mourão Vieira, no bairro da Casa Verde, zona Norte da capital.
Leia também: Suspeito em explosão no Tatuapé já respondeu por soltura de balões em SP
Conduzida ao longo dos últimos seis meses, a investigação identificou os principais responsáveis pela fabricação, soltura e recuperação de balões de grande porte.
As equipes também localizaram os produtores de conteúdo e administradores de páginas dedicadas a divulgar e incentivar a prática nas redes sociais.

Por determinação do Poder Judiciário, os investigados tiveram as contas e páginas utilizadas para a promoção das práticas suspensas.
Segundo a polícia, essas páginas impulsionavam o crime ao gerar engajamento, monetização e estímulo à reprodução da conduta ilegal, que oferece risco direto à população e ao meio ambiente. A fabricação, armazenagem, transporte ou soltura de balões é crime previsto na Lei de Crimes Ambientais
A ação segue em andamento na capital e na região metropolitana.
*Sob supervisão de Carolina Figueiredo
Conteúdo importado automaticamente pelo HOST Portal News
🔔 Clique no link, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Guia Lacerda e receba notícias em tempo real!

